Justiça Infantojuvenil do DF realiza workshops para entidades

por Noriete Celi/SECOM/VIJ-DF — publicado 2018-10-29T20:45:00-03:00

Workshop - BatuíraA Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa da Vara da Infância e da Juventude do DF, e a Coordenadoria da Infância e da Juventude do DF, em parceria com a Dale Carnegie, realizaram dois workshops gratuitos sobre comunicação e desenvolvimento de habilidades pessoais, oferecidos à Casa da Criança Batuíra e à Unidade de Internação de Saída Sistemática – Uniss, na última quinta-feira, 25/10.

A ação social, também conhecida como Global Day of Giving, é promovida pela empresa Dale Carnegie no mesmo dia e no mundo todo, em comemoração ao aniversário da sua fundação. Em duas horas de evento, os patrocinadores adequaram o conteúdo às necessidades do público-alvo, utilizaram dinâmicas e exercícios práticos, com o objetivo de impactar os participantes com técnicas e ferramentas que façam a diferença na vida deles.

Na instituição de acolhimento Batuíra, 10 pessoas, entre cuidadoras sociais, técnicos e coordenadores, participaram do workshop. Segundo a assistente social Djanira Pereira, a ação foi excelente e bastante útil. “Todos aqui da Casa elogiaram a forma dinâmica, objetiva e clara com que os facilitadores trabalharam. Gostaríamos muito que essa ação se repetisse”, afirmou a assistente social da Batuíra.

De acordo com Izabella Chequer, executiva comercial da Dale Carnegie, antes de iniciar os trabalhos na Batuíra, as facilitadoras do workshop realizaram um briefing para entender o desafio dos profissionais da instituição. “Trabalhamos muito alguns pontos de gestão de estresse, a partir dos princípios de Dale Carnegie, considerando as situações delicadas que esses profissionais vivem no dia a dia. Eles se sentiram muito valorizados”, afirmou.

Na Uniss, o evento contemplou 15 adolescentes, na faixa etária entre 15 e 19 anos, dos ensinos fundamental e médio. Para o vice-diretor da Unidade, Mauro Alves, a ação foi importante por ter possibilitado mais um espaço de fala aos socioeducandos bem como a interação e troca de experiências entre a equipe da Dale Carnegie e os adolescentes. “A condução de forma leve e com uma linguagem de fácil assimilação pelos adolescentes propiciou o máximo aproveitamento do workshop”, avaliou.

Workshop - UNISSO sucesso do evento também foi confirmado por um dos socioeducandos da Uniss: “Foi muito positivo e legal ver pessoas que querem ajudar e dar uma oportunidade para a gente conhecer mais sobre nós mesmos e o mercado de trabalho”. O workshop trabalhou com os adolescentes algumas competências importantes para a reinserção social e o mercado de trabalho, como aspectos de autoconfiança e comunicação eficaz. “Também batemos um papo com eles sobre as barreiras que imaginam que vão encontrar e de que forma poderão superá-las”, explicou Izabella Chequer.

“Como o foco de Dale Carnegie está sempre ligado a desenvolver habilidades para promover algum resultado, se conseguirmos algum resultado com esse público atendido pela Justiça da Infância e da Juventude, o reflexo na sociedade vai ser muito grande. Então é de nosso total interesse trabalhar com esse público para que consigamos fazer a diferença e promover uma sociedade melhor”, refletiu o diretor da Dale Carnegie em Brasília, Minervino Neto.

A ação promovida se mostrou gratificante para todos os envolvidos. Conforme Izabella Chequer, depois dessa experiência com a Vara da Infância e da Juventude, a Dale Carnegie em Brasília pretende criar outras iniciativas para estender esse tipo de ação a mais dias no ano. O supervisor da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Gelson Leite, agradeceu a parceria, que veio auxiliar no atendimento e no desenvolvimento do público-alvo da Justiça Infantojuvenil do DF.