VEMSE reúne grupo socioeducativo integrado

por Daphne Arvellos Dias - ACS — publicado 2019-08-07T19:12:00-03:00

ReuniaoVEMSE2

Representantes do sistema socioeducativo do Distrito Federal, da rede de apoio e de proteção a adolescentes, servidores e convidados participaram de reunião no Fórum da Infância e da Juventude nesta terça-feira (6). O encontro foi coordenado pela juíza titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do DF (VEMSE), Lavínia Tupy, que conduziu conversa sobre diversos aspectos do universo socioeducativo e seus desdobramentos, aproveitando a multidisciplinaridade dos presentes. Como resultado da reunião, foi formada comissão que irá avaliar a viabilidade de realização de evento voltado à temática da socioeducação. O momento foi marcado pela troca de experiências sob diversas óticas, passando pelas esferas do sistema de justiça, do Executivo, do Legislativo, da Academia e do voluntariado.  

ReuniaoVEMSE3Quanto à proposta de evento levantada na reunião, a juíza Lavínia Tupy destacou ser preciso que ele reflita as reais necessidades do público final da socioeducação, dando importância à participação dos próprios adolescentes como protagonistas de sua reinserção social. Foi elencado ainda o foco em aspectos positivos e em fatores de prevenção de risco e de proteção, para fomentar uma cultura de paz.

Central na pauta também esteve a integração de todos os setores e áreas que atuam na socioeducação, com a presença de lideranças nacionais e distritais, para observação das diversas realidades locais. Boas práticas que possam ser replicadas e contribuições, inclusive de atores internacionais, também foram lembradas. Outra expectativa associada ao evento é a assinatura de pacto, com metas e prazos para efetivação de políticas ligadas à socioeducação.

Também estiveram presentes na ocasião a juíza do TJDFT Luana Lopes; a diretora-geral administrativa da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ), Simone Resende; a servidora da VIJ Adriana Lara; os servidores Bárbara Macêdo e Cássio Veludo, da Seção de Assessoramento Técnico da VEMSE; a procuradora do Trabalho Ana Maria Ramos; o promotor de justiça Márcio de Almeida; a assessora da Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério da Cidadania, Ivânia Ghesti; Carolina Leal, do mesmo Ministério; o coordenador-geral de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Helbert  Pitorra; Giselle da Silva, da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente; o secretário parlamentar Luiz Eduardo Netto, representando a deputada federal Paula Belmonte; a assessora da Câmara Legislativa do Distrito Federal Soraia Ofugi; a coordenadora da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo do DF Natália Vilarins, representando o subsecretário da Pasta, Demontiê Alves; os defensores públicos do DF Karini França e Paulo Eduardo de Balsamão; o professor Geraldo Caliman, da Universidade Católica de Brasília e coordenador de Cátedra da Unesco no País; a psicóloga do Centro de Referência e Assistência Social do Guará Olga Jacobina.

ReuniaoVEMSE