Justiça da Infância e da Juventude recebe 299 demandas da mídia em 2018

por Daphne Arvellos/SECOM/VIJ-DF — publicado 2019-02-20T16:17:00-03:00

A importância, e consequente interesse crescente, dos temas associados aos direitos e à proteção das crianças e dos adolescentes motiva a imprensa a procurar a Justiça da Infância e da Juventude do DF durante todo o ano. Em 2018, a Seção de Comunicação Institucional da Vara da Infância e da Juventude do DF – SECOM/VIJ-DF recebeu 299 solicitações de veículos de mídia impressa, eletrônica, de televisão e de rádio.

Do total de demandas, a maior parte (38%) foi para entrevistas com juízes e servidores da Justiça Infantojuvenil. O assunto mais abordado foi “adoção” (68%), seguido de “autorização de viagem, ações de fiscalização e proteção” (15%) e de “campanhas e voluntariado” (10%). Ainda foram abordados “violação de direitos” (2%), “acolhimento institucional” (1%), “medidas socioeducativas” (2%) e outros temas infantojuvenis (2%). Além das entrevistas à mídia, foram concedidas outras quatro a estudantes de Comunicação.

A SECOM/VIJ também forneceu à imprensa dados estatísticos (56 demandas), autorizações para filmagens, fotografias ou entrevistas (36), indicação de personagens para matérias (19), informações processuais (13) e outros dados da área infantojuvenil (61). Entre essas outras demandas, houve crescimento nos pedidos de personagens e de autorizações.

O trabalho da Justiça Infantojuvenil também é divulgado à mídia e à sociedade em geral através das páginas Infância e Juventude e Imprensa, no site do TJDFT. Nos dois espaços são publicados releases produzidos pela SECOM/VIJ-DF, informações, banners, além de artigos escritos por servidores e magistrados. Em 2018, foram disponibilizadas 105 publicações nessas áreas, sendo 97 releases com objetivo de pautar a imprensa com dados do trabalho da Justiça Infantojuvenil do DF.

A atualização e a divulgação de informações disponíveis ao público por meio dos canais de comunicação do TJDFT, assim como as entrevistas concedidas por magistrados e servidores da Justiça da Infância e da Juventude do DF, tanto para a imprensa como para estudantes e pesquisadores, contribuem para o esclarecimento da sociedade acerca dos assuntos ligados à criança e ao adolescente.

Em 2018, a SECOM/VIJ-DF publicou ainda a Revista CIJ – Biênio 2016-2018, da Coordenadoria da Infância e da Juventude. A publicação apresenta ações, projetos e eventos compreendidos no período com objetivo de compartilhar informações e contribuir para a construção de experiências, boas práticas e avanços normativos na área infantojuvenil.

Tipos de solicitação

Assuntos tratados nas entrevistas

Sobre a SECOM/VIJ

A SECOM/VIJ é a responsável por desenvolver e coordenar as ações de comunicação interna e externa de toda a Justiça Infantojuvenil do DF e trabalha em parceria com a Assessoria de Comunicação Social do TJDFT. Entre as atribuições habituais estão a produção e divulgação de notícias, o atendimento aos profissionais da imprensa e aos estudantes de Comunicação Social, a articulação com unidades da Vara de ações de conscientização e orientação da sociedade acerca dos diversos assuntos relacionados à infância e juventude.