CIJ-DF divulga resultado do edital de boas práticas para a primeira infância

por Daphne Arvellos Dias - ACS — publicado 2019-07-26T19:00:00-03:00

EditalA Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJDFT (CIJ-DF) divulgou, nesta sexta-feira (26), as três melhores experiências selecionadas por meio do Edital de Boas Práticas do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal Voltadas à Primeira Infância. Foi reconhecida como a melhor prática o projeto “Ações Integradas de Proteção à Criança: Política de Proteção à Criança Pró-Vida”.  O trabalho “Promoção da Convivência Familiar e Comunitária – SEFAM/VIJ-DF” foi a segunda colocada. A terceira prática selecionada foi o projeto “Pequenos Guardiões da Natureza”, da Escola Classe 40 de Ceilândia (P Norte).

Os três projetos vão receber certificados e placas de reconhecimento em evento com data a ser informada. Além do prêmio, o objetivo também é divulgar as melhores ações à rede de profissionais do TJDFT e do Instituto Alana, para que sejam inspiradoras de novas iniciativas. Os trabalhos apresentados poderão ser selecionados ainda para compor um repositório de boas práticas.

O processo de seleção fez parte do projeto REDEsenhar Caminhos, fruto de acordo de cooperação técnica firmado entre a CIJ-DF e o Instituto Alana em prol da defesa e promoção dos direitos da criança na primeira infância, por meio da mobilização do sistema infantojuvenil e toda a rede de atendimento. O edital de seleção foi aberto a organizações públicas e privadas sem fins lucrativos pertencentes ao Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente do DF. As práticas foram selecionadas por um comitê composto por representantes de cada uma das instituições parceiras e por especialistas nas áreas de Primeira Infância e Direito da Criança e avaliadas segundo critérios de alinhamento com marcos regulatórios, impacto, articulação da rede, inovação e replicabilidade das ações.