“Tenho um sonho de família”: conheça a história de Mateus

por Daphne Arvellos - SECOM/VIJ-DF — publicado 2019-05-15T12:15:00-03:00

Se a maioria dos adolescentes, e até mesmo muitos adultos, não gostam de matemática, Mateus conta que ela está em suas preferências. Somam-se à disciplina os jogos que interagem mais com o raciocínio lógico, como montar quebra-cabeças, o gosto por desenhar, jogar bola, andar de bicicleta e praticar jiu-jitsu. Com 14 anos, ele apresenta um atraso cognitivo. Apesar disso, a psicóloga Adriana Rabelo, da instituição de acolhimento Luz e Cura, onde ele vive, conta que Mateus tem se desenvolvido bem. Além de obediente, Adriana explica que ele é muito carinhoso. Em seu sonho de família, Mateus inclui abraços, beijos e muito carinho.

O projeto Em Busca de um Lar acredita que, por meio da adoção, uma família com oferta de carinho é possível para Mateus. Pensando nisso, a iniciativa da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (VIJ/DF) dá visibilidade a crianças e adolescentes que, como ele, estão em unidades de acolhimento do DF e cujo desejo é integrar uma família, mas que não correspondem ao perfil da maioria dos pretendentes a adoção – em razão da idade, por fazerem parte de grupos de irmãos ou por terem problemas de saúde.

Hoje há cerca de 130 crianças e adolescentes aguardando para serem adotados em instituições de acolhimento do DF e 543 famílias habilitadas no cadastro local. Saiba mais sobre o projeto aqui.

Conheça melhor o Mateus no vídeo. Para assistir, clique na imagem. Acompanhe a página e as redes sociais do projeto e descubra também a história de outras crianças e adolescentes: Em Busca de um Lar Página Facebook | Youtube.