Inscrições abertas para seminário da infância e da juventude

por Noriete Celi/SECOM/VIJ-DF, com informações da Defensoria Pública do DF — publicado 2019-05-07T14:40:00-03:00

Evento conta com o apoio da Justiça da Infância e da Juventude do DF

Seminário da Infância e da JuventudeNos próximos dias 22 e 23 de maio, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), a Câmara Legislativa do DF (CLDF) e a Associação dos Defensores Públicos do DF (Adep-DF), promoverá o Seminário da Infância e da Juventude Prosa em Rede sobre Proteção Integral da Criança e do Adolescente. O evento acontecerá no auditório da CLDF, das 8h às 18h, e faz parte da programação do Maio Verde, em que se comemora o Mês da Defensoria Pública e o Dia do Defensor Público (19/5). As inscrições podem ser feitas na página da Escola da Defensoria Pública do DF (clique aqui).

Renomados palestrantes abordarão as novas tendências de enfrentamento dos desafios de concretização dos direitos e garantias fundamentais da infância e juventude brasileira. O supervisor da Seção de Colocação em Família Substituta da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ-DF), Walter Gomes de Sousa, é um dos convidados para falar no segundo dia do seminário, na mesa sobre o tema “Avanços e retrocessos da legislação e prática para garantia do direito à convivência familiar e comunitária – adoção x reintegração familiar”. A Justiça da Infância e da Juventude do DF é uma das entidades apoiadoras do seminário.

A inclusão social de crianças e adolescentes com necessidades especiais e deficiências, a prevenção ao suicídio e à autoflagelação bem como a inserção no mercado de trabalho também estão entre as temáticas do evento. A atividade contará com a demonstração dos serviços prestados e a respectiva repercussão social, jurídica e familiar de milhares de casos atendidos anualmente pela rede de atenção infantojuvenil. Além disso, haverá debate sobre as formas de aprimoramento e de ressignificação do trabalho em rede, especialmente no tocante à acessibilidade das crianças e dos adolescentes.

Veja aqui a programação completa.