Rádio Justiça transmite debate sobre o dia 18 de maio

Servidora da CIJ-DF fala sobre a importância de fortalecer a primeira infância em debate ao vivo sobre Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
por LF/SECOM/VIJ-DF — publicado 2019-05-17T18:15:00-03:00

Na tarde desta sexta-feira (17/5), o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, foi tema de debate ao vivo, no programa Justiça na Tarde, da Rádio Justiça. A transmissão foi realizada da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes do DF, com a participação da subsecretária da pasta, Adriana Faria; da servidora Ivânia Guesti, psicóloga da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Distrito Federal/TJDFT, e de outros especialistas. Ouça aqui o debate.

Ivânia citou o Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016) como um dos avanços das novas construções e afirmações em prol do respeito às crianças. “Desde a Constituição Federal e a Convenção dos Direitos da Criança, as crianças são vistas como sujeitos de direitos, e essa concepção não combina com a violência sexual”, ressaltou.

Segundo a psicóloga, o Marco Legal traz um olhar aprimorado sobre o valor da infância, que deve ser cuidada. “É uma lupa que as políticas colocam para uma atenção mais integrada para promover o desenvolvimento e a proteção de forma concreta e proativa. Em seu artigo 14, o Marco Legal ressalta o papel do Estado de apoio às famílias para proteção e cuidado de suas crianças”, disse. Ao embasar a sua fala, ela citou programas voltados à primeira infância, como o Primeira Infância Melhor (PIM), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que existe desde 2006, e o Criança Feliz, do Governo Federal, que já recebeu adesão de 2600 municípios brasileiros, com 12 milhões de visitas domiciliares desde a sua criação.