Psicóloga da VIJ-DF lança livro sobre a chegada do filho ao lar adotivo

“Adoção: A Ida para Casa – Desafios, Impactos e Fontes de Apoio” é um retrato da experiência e estudo aprofundado da servidora da VIJ-DF sobre o tema
por Liliana Faraco / SECOM-VIJ — publicado 2019-03-29T13:45:00-03:00

Lançamento do livro da servidora Niva CamposNesta quinta-feira (28), a psicóloga Niva Maria Vasques Campos, da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (VIJ-DF), lançou a obra Adoção: A Ida para Casa – Desafios, Impactos e Fontes de Apoio, publicada pela Juruá Editora. A cerimônia aconteceu no auditório da Vara e contou com a presença de autoridades, servidores do TJDFT e de outros órgãos, profissionais e interessados na área de adoção, amigos e familiares. 

A mesa de abertura foi composta pelo juiz titular da VIJ-DF, Renato Scussel, que a presidiu; Simone Resende, diretora-geral administrativa; Eustáquio Coutinho, assessor técnico; Walter Gomes, supervisor da Seção de Colocação em Família Substituta (SEFAM), todos da VIJ-DF; além do advogado e defensor público aposentado Sérgio Domingos e da autora do livro. 

O juiz Renato Scussel aplaudiu a iniciativa da autora e se dirigiu aos presentes para instigar a ideia do livro a partir do título: “Vocês já imaginaram como é para uma criança ir para uma casa que ela nem conhece, repleta Psicóloga da VIJ-DF lança livro sobre adoçãode expectativas para conviver com uma família com a qual sempre sonhou? Se para nós – juízes, técnicos, pais adotivos – os desafios, perspectivas e ansiedades nesse processo já são muitos, imaginem para uma criança!”, ponderou. Scussel disse que a Casa estava em festa por vivenciar momento tão significativo e elogiou a servidora: “Niva, você é objetiva, certeira e possui uma construção de pensamento bem fundamentada. Você é um orgulho para a VIJ”. 

Na sequência, Walter Gomes, da SEFAM, seção da qual Niva é supervisora substituta, apresentou o currículo da colega e destacou suas principais qualidades apontadas pela equipe técnica do setor: dedicação, profissionalismo e paixão. “Dedicação porque quem a conhece sabe de sua capacidade operativa e de entrega, seja no ambiente de trabalho, seja no social ou familiar”. Segundo Walter, o profissionalismo marca a atuação de Niva com discernimento, percebido em seus pareceres psicossociais detalhados e aprofundados, sempre invocando a literatura especializada. Por fim, ele citou a paixão desmedida adicionada em tudo o que ela realiza. 

Agradecimentos 

Ao se manifestar, a autora citou as condições que favoreceram a produção e o lançamento da obra. Ela agradeceu ao TJDFT, órgão em que atua há 20 anos, por propiciar o sonho de exercer sua profissão como psicóloga. Também enalteceu as pessoas que passaram pela SEFAM, pelo aprendizado. “Dentro dessa linha de condições, agradeço ao Dr. Renato, por manter e ampliar as equipes especializadas em cada área da VIJ. Isso faz toda a diferença para nós, psicólogos e assistentes sociais, porque podemos nos dedicar e nos aprofundar em algum tema”, comentou. 

Ela elogiou a transformação do espaço físico da Vara, orquestrada ao longo dos anos pela diretora Simone Resende, citando o atendimento humanizado aos jurisdicionados, bem como a previsão de salas de atendimento, de reunião em grupo e o Espaço Criança, onde as crianças se entretêm enquanto aguardam seus responsáveis legais. Pela solenidade de lançamento, ela aproveitou para agradecer mais uma vez ao juiz e à diretora, bem como à Seção de Comunicação Institucional da Vara, pela divulgação e auxílio à logística da cerimônia, e ressaltou a atuação incansável do assessor técnico da VIJ, Eustáquio Coutinho, para promover o evento.

Niva autografa livro de sua autoriaAo final, se reportou emocionada aos presentes e apresentou as partes que compõem o livro: introdução, papel das figuras materna e paterna, desafios e impactos da chegada dos filhos adotivos e as fontes de apoio nas quais as pessoas e equipes psicossociais podem encontrar saídas para suas dificuldades. O evento foi encerrado com um coquetel e sessão de autógrafos. 

Segundo a autora, o livro pode ser útil e relevante para famílias adotantes, pessoas interessadas em adotar, integrantes de equipes interprofissionais da Justiça da Infância e da Juventude responsáveis pelos estudos e acompanhamento das ações de adoção, grupos de apoio à adoção, psicólogos clínicos, estudantes e pesquisadores da área de adoção. A obra está disponível no site da editora. 

Sobre a autora

Niva Maria Vasques Campos é analista judiciária, área Apoio Especializado, especialidade Psicologia, do quadro do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios desde março de 1999. Mestre e graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília. Sua pesquisa de mestrado procurou investigar a existência ou não de uma família idealizada no estudo psicossocial em contexto judicial de adoção. Publicou em coautoria com sua orientadora, professora doutora Liana Costa, artigos relativos aos resultados da sua pesquisa de mestrado, destacando entre eles a subjetividade presente e a vivência de famílias na adoção.

Lançamento do livro de Niva Campos