VIJ/DF e Secretaria Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes são parceiras neste Carnaval

por Daphne Arvellos/SECOM/VIJ-DF — publicado 2019-03-01T18:52:00-03:00

Parceria VIJ Carnaval

Ana Luíza Müller, supervisora da SEAPRO, e Washington de Sá, diretor de Promoção e Fortalecimento dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes da SNDCA

Peças da Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval serão distribuídas durante o trabalho de conscientização e fiscalização dos agentes de proteção da Vara da Infância e da Juventude (VIJ/DF) nos eventos da festa este ano. A parceria surgiu a partir da iniciativa da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

De acordo com o diretor de Promoção e Fortalecimento dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes da Secretaria, Washington de Sá, o objetivo é somar esforços para ampliar o trabalho preventivo com o público infantojuvenil. “Os materiais têm foco em prevenir os principais problemas já mapeados com crianças e adolescentes durante o Carnaval. Acreditamos que contar com quem lida com a garantia e com a execução dos direitos das crianças e adolescentes deve ser prioridade”, defendeu o diretor.

Ana Luíza Müller, supervisora da Seção de Apuração e Proteção da VIJ/DF (SEAPRO), foi a responsável por receber o material entregue à Vara, nesta quinta-feira (28), e aprovou a parceria. “É muito importante essa integração dos órgãos de proteção. Fazemos todo um trabalho para que o Carnaval transcorra da melhor forma possível, para que todos possam se divertir com segurança”, disse a supervisora.

A Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval está em seu terceiro ano. Em 2019, o tema é “Respeitar. Proteger. Garantir – todos juntos pelos direitos da criança e do adolescente”. O objetivo central é conscientizar a população a denunciar qualquer situação de violência, especialmente a exploração sexual, o trabalho infantil e o uso de álcool e drogas por crianças e adolescentes. Confira as peças da campanha aqui.

Nas ruas do DF

Em 2019, 10 equipes de agentes de proteção vão percorrer a cidade nos dias de Carnaval. Duas estarão fixas no bloco Baratinha, festa infantil que acontece no Parque da Cidade, nos dias 3 e 5 de março. Nesses dias, o ônibus da VIJ também vai estar no local. As outras equipes são itinerantes e vão passar por diferentes pontos e blocos do Distrito Federal.

O trabalho dos agentes é direcionado ao público de cada bloco. “Fazemos um trabalho preventivo e orientador”, explica Ana Luíza Müller. Nos infantis, ele é no sentido de verificação da identificação de crianças, proteção dos seus direitos, auxílio nos casos de criança perdida e orientação aos pais. Já nos blocos que não são infantis, o foco estará no adolescente. “No Carnaval, o maior problema que temos é a ingestão de bebida alcoólica”, explica a supervisora da SEAPRO. Ela conta que os vendedores ambulantes e de estabelecimentos da região são orientados quanto à proibição da venda de álcool a menores. Já com o público-alvo, o trabalho é direto. “Conversamos com os adolescentes que estejam consumindo bebidas, dizendo que não é permitido. Os que estão embriagados são recolhidos, os pais acionados, e os adolescentes devolvidos mediante termo”, esclarece a servidora.

Confira aqui as orientações sobre a participação de crianças e adolescentes no Carnaval.