Juiz coordenador da CIJ-DF participa de encontro do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude

por Daphne Arvellos | Fotos: Nei Pinto — publicado 2019-11-13T16:00:00-03:00

Encontro_renato_BAO juiz Renato Rodovalho Scussel, coordenador da Infância e da Juventude do TJDFT (CIJ-DF), integrou o XV Encontro do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil. Realizado na segunda-feira (11/11), em Salvador, na sede do judiciário baiano, o evento reuniu magistrados que coordenam a temática infantojuvenil em tribunais brasileiros.

A proposta do encontro foi debater políticas públicas para a proteção à criança e ao adolescente, o papel dos juízes da infância e juventude, além de trocar experiências entre os participantes, visando à uniformização de procedimentos e condutas. Após abertura com apresentações culturais da Bahia, magistrados, coordenadores e os representantes dos Tribunais de Justiça participaram de mesa de reunião em programação conduzida pelo presidente do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude, juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza.

Como coordenador da Infância e da Juventude do TJDFT, o juiz Renato Scussel compartilhou as principais linhas de trabalho desenvolvidas no DF . “O Distrito Federal vem investindo principalmente na primeira infância. Se queremos fazer alguma coisa realmente certa, desde o início devemos tratar a infância como prioridade absoluta”, defendeu. Para ele, é importante que todos os estados também estejam atentos a essa causa.

Scussel sustentou que a prioridade absoluta, além de um dever constitucional, é uma política básica para assegurar o desenvolvimento de crianças e adolescentes, bem como os direitos a eles aplicados. “É tratá-los como prioridade em todas as áreas, como educação, saúde, direito à convivência familiar e comunitária. A partir do momento que começamos a exercer esse princípio, todas as outras dificuldades vão sendo sanadas”, expôs o magistrado.

Para o juiz da infância do DF, o encontro trouxe grandes contribuições. “Voltamos imbuídos nesse sentido de que a luta é muito difícil, mas que vale a pena estarmos juntos”, afirmou Scussel.

Assista a seguir ao vídeo com o juiz Renato Scussel sobre as contribuições do evento. O material audiovisual foi colhido pela equipe do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia durante o encontro.

Encontro_renato_BA2