TJDFT amplia áreas de atuação para estagiários da Rede Solidária Anjos do Amanhã

por Noriete Celi/SECOM/VIJ-DF — publicado 2019-10-21T15:45:00-03:00

TJDFT amplia áreas de estágio para Rede Solidária Anjos do AmanhãJovens em situação de vulnerabilidade social acompanhados pelo programa Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara da Infância e da Juventude (VIJ-DF), ganharam a oportunidade de estagiar nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) e nas unidades da Justiça Comunitária. Antes eles já ocupavam vagas de estágio na Vara de Execução Fiscal (VEF), por meio de acordo de cooperação firmado por órgãos do Judiciário em 2009 com o objetivo de atender adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e sob medidas de proteção judicial.

Porém, com a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), diminuiu o trabalho que era realizado pelos estagiários na VEF e, consequentemente, houve redução do número de vagas disponíveis aos jovens do programa na Vara, que eram 30. A ampliação do estágio para outras áreas do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) foi possível graças ao apoio da 2ª Vice-Presidência da Casa, à qual as unidades do CEJUSC distribuídas nas várias circunscrições judiciárias do DF estão vinculadas.

Sensibilizada com a questão, a 2ª Vice-Presidência abraçou a causa para que os jovens não ficassem sem o estágio. “Participar de um projeto tão importante como o do Anjos do Amanhã, compondo essa teia de proteção aos direitos de adolescentes em situação de vulnerabilidade, é não só criar oportunidades para esses jovens como também assumir postura proativa perante a sociedade que integramos”, avalia a desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito, 2ª vice-presidente do TJDFT.

Supervisores da Rede Solidária Anjos do AmanhãCom a expansão do estágio para os CEJUSCs, os jovens poderão atuar em várias localidades do Distrito Federal, como Riacho Fundo, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga, Ceilândia, Guará, Gama, Santa Maria, São Sebastião, Planaltina, Sobradinho, Paranoá e Itapoã. Representantes de alguns dos CEJUSCs que receberão os estagiários reuniram-se com a Rede Solidária Anjos do Amanhã, na última sexta-feira, 18/10, na sede do TJDFT, para obter informações e tirar dúvidas sobre o programa de estágio e os procedimentos de supervisão dos jovens. 

Para o supervisor da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Gelson Leite, a ampliação de áreas de estágio para esses jovens representa um grande salto de responsabilidade social no TJDFT. “Somos muito gratos por essa nova parceria, que, com certeza, será uma experiência transformadora para todos os lados envolvidos”, afirma. O supervisor ressalta que o estágio para esses jovens é um caminho de cidadania, uma janela de oportunidades para novos aprendizados e criação de vínculos positivos, que podem auxiliá-los no desenvolvimento de suas potencialidades e no despertar para uma mudança de trajetória em suas vidas.

A servidora Adriana Lara de Bretas, da Rede Solidária Anjos do Amanhã, ressalta a importância de as autoridades de todos os poderes defenderem as vagas de estágio para jovens em situação de vulnerabilidade social. “O estágio representa o principal meio de ressocialização e inserção no mercado de trabalho para esses jovens”, afirma Adriana, responsável por acompanhar de perto os estagiários selecionados pelo programa da VIJ-DF. Segundo ela, a expansão do estágio no TJDFT para outras localidades fora do Plano Piloto facilita ainda a locomoção dos jovens, que dependem de transporte público, e a conciliação com os estudos, pois podem estagiar mais perto de suas residências e escolas.

Reunião com a Rede Solidária Anjos do AmanhãAlém de Gelson Leite e Adriana Lara, participaram da reunião o supervisor substituto da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Márcio Alves; a coordenadora do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (NUPEMEC) e assistente da 2ª Vice-Presidência, juíza Luciana Yuki; a coordenadora administrativa do NUPEMEC, Talitha Selvati; a chefe de gabinete da 2ª Vice-Presidência, Wildice Cabral; bem como representantes de algumas das unidades do CEJUSC que receberão os estagiários: Juliana Queiroga, do Riacho Fundo; Rogério Cordeiro, de Brasília; Rafael Santos, de Ceilândia; Rafael Rico, do Superendividados; Gustavo Ferreira; do Atendimento a Acidentes de Trânsito.