VEMSE realiza atividade com crianças do Recanto das Emas

por Daphne Arvellos — publicado 2019-10-10T19:09:10-03:00

Circulo1Crianças de duas escolas públicas do Recanto das Emas participaram, nesta quarta-feira (9), do trabalho pedagógico vivencial de Círculo de Diálogo realizado pela Seção de Assessoramento Técnico da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do DF (SEAT/VEMSE). “Foi um desafio. Sempre fazemos esse tipo de atividade com adolescentes ou adultos, mas foi a primeira vez que realizamos com crianças”, relata a servidora Bernardina Vilhena, facilitadora da prática ao lado da também servidora Denise Alfaiate. A atividade integrou o programa “Investigador Mirim”, da Polícia Civil do DF.

A atividade teve como objetivo desenvolver com as crianças um espaço coletivo de reflexão e escuta, tendo como tema central a comunicação. Circulo2Com a utilização de elementos lúdicos, as crianças foram transportadas para o universo do livro “O frio pode ser quente”, da autora Jandira Masur, que aborda as diferentes formas de se enxergar as coisas. O trabalho com perspectivas continuou na utilização de figuras que geram duplo sentido e atividades de atuação, em que as crianças foram estimuladas a expressar emoções e situações e ensinadas sobre a importância do não julgar. “Por se tratar de crianças de até 11 anos de idade, eu fiquei surpresa. Além de acolher bem a atividade, participaram, tiveram maturidade de refletir sobre o tema”, compartilhou Bernardina.

Como parte do Círculo de Diálogo, as crianças tiveram a oportunidade de expressar valores importantes na convivência com os pares na escola, família e comunidade, bem como contribuir com regras para a realização do trabalho proposto. “Ficamos bastante felizes com a qualidade das respostas e o vocabulário empregados – com valores como escolha, honestidade, parceria, gentileza. Foto3_circuloAcho que atingimos o objetivo, que foi produtivo para elas. O conteúdo que trazem é mérito do programa também”, explicou Denise.

Desde agosto, a primeira turma, com crianças de 10 e 11 anos que cursam o 5° ano do Ensino Fundamental, participa das atividades do “Investigador Mirim”. O programa busca estreitar os laços da Polícia Civil com a comunidade, promover a cidadania e construir valores de paz. Para o coordenador do programa piloto no Distrito Federal, o agente de polícia Gutemberg Correia, o Círculo de Diálogo está alinhado com a proposta da iniciativa. “A metodologia está muito de acordo com nosso objetivo, com o que o programa planta: o desenvolvimento de valores. Foi a primeira experiência e espero não ser a última”. Gutemberg conta que as práticas da Justiça Restaurativa já eram de seu interesse e que o delegado Yuri Rocha, estudioso do tema, fez a ponte com a equipe da Vara na proposta de as incluir no programa.

A partir da matéria matriz de investigação mirim, o programa aborda conteúdos diversos, como prevenção a acidentes e às drogas, primeiros socorros, ética, além de práticas de acompanhamento escolar, passeios cívicos e esporte. “Sempre falo para as crianças que o conteúdo é bom; é bom que aprendam coisas novas, mas o principal é que sejam cidadãos, pessoas diferentes, onde quer que estejam”, defende o coordenador. Os professores da iniciativa são policiais civis que atuam de forma voluntária, fora do horário de trabalho. As atividades acontecem três vezes na semana, no contraturno das aulas escolares, e conta com apoio de instituições públicas e privadas.

Círculo de Diálogo

A Justiça Restaurativa (JR) é um modelo que vem se consolidando como um movimento na reformulação do modo convencional de definir justiça e crime. Ela mostra-se como um caminho que busca a responsabilização do ofensor orientada pelos princípios do diálogo, participação e transformação das relações fragilizadas por situações de conflito e violência.

A metodologia do Círculo de Diálogo é fundamentada na metodologia de Peacemaking Circles (traduzidos literalmente como Círculos de Construção de Paz), que foi trazida para o Brasil pela norte-americana Kay Pranis, em 2010. A partir de então os Processos Circulares têm sido utilizados em muitas partes do Brasil em função da sua simplicidade e ampla aplicabilidade nas mais diversas situações, bem como por sua eficiência, eficácia e efetividade.