Rede Solidária e UnB desenvolvem aplicativo de doações

por Daphne Arvellos | Com informações: Secom/UnB — publicado 2020-04-22T16:53:00-03:00

Doarti.PNGUnir aqueles que precisam de doações a quem pode doar é o objetivo do site e aplicativo Doarti, desenvolvidos voluntariamente por professores e ex-alunos da Universidade de Brasília (UnB) com consultoria da Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal e dos Territórios (VIJ-DF), e parceria da empresa Main Class.

Aplicativo e site serão complementares um ao outro. O primeiro será direcionado a doadores e entidades e deve estar disponível para download via Google Play e Apple Store a partir da próxima segunda-feira (27). O site, direcionado às entidades, já pode ser acessado pelo endereço https://doarti.com.br/

A iniciativa foi pensada por George Marsicano, professor da UnB/Gama, a partir da percepção de queda nas ações de doação no Distrito Federal com o novo coronavírus. No primeiro momento, a ideia é que site e aplicativo permitam doações de produtos como alimentos, materiais de limpeza e higiene, roupas (novas ou usadas). Em uma próxima versão, devem ser incorporadas as doações em dinheiro.

soubeneficiario.PNGO app Doarti disponibiliza funcionalidades como cadastro de doadores, consulta de entidades que possuem ações de doações ativas, envio de notificação aos doadores sempre que uma nova ação for registrada, tipos de doações a serem feitas, controle de entrega e recebimento de doações.

Entre as campanhas que serão incluídas no aplicativo está a Comunidade Solidária, lançada pela Rede Solidária Anjos Doarti_soudoador.PNGdo Amanhã nesta semana para ajudar famílias vulneráveis do DF durante o distanciamento social. Saiba mais aqui.

Além da ajuda para o período de enfrentamento da Covid-19, o supervisor do Anjos do Amanhã, Gelson Leite, conta que o esperado é que o Doarti possa também dar suporte a outras demandas de instituições de acolhimento e de beneficiários do programa de voluntariado no futuro. “Há a possibilidade de customizar o aplicativo a demandas da Vara da Infância”, explica o supervisor.

Segurança

Algumas medidas estão sendo estabelecidas para evitar que instituições falsas se cadastrem no espaço que desburocratiza as doações. Com apoio da Rede Solidária, são elencados critérios para comprovar a existência e a atuação real das entidades, grupos e ações. A UnB também pretende verificar a chancela da VIJ-DF quanto a várias entidades de acolhimento que já são formalmente acompanhadas pela Vara. A equipe do Doarti ainda fará a verificação das informações prestadas pelas entidades que se cadastrarem.

No site estão informações e critérios que as entidades devem cumprir para participarem da iniciativa, assim como a funcionalidade de cadastro e atualização dos dados.