Diretora administrativa da VIJ fala sobre propósito e autorresponsabilização em palestra

Atividade foi oferecida em parceria com a Rede Solidária Anjos do Amanhã
por Daphne Arvellos Dias — publicado 2020-02-14T18:54:00-03:00

Todos_simoneEquipes profissionais das instituições de acolhimento do DF, voluntários da Rede Solidária Anjos do Amanhã e servidores da Vara da Infância e da Juventude (VIJ-DF) participaram de palestra motivacional com a diretora administrativa da VIJ-DF e master coach, Simone Resende, na manhã desta sexta-feira (14). A atividade vinculada ao programa de voluntariado Anjos do Amanhã abordou temas como propósito, planejamento, gestão de tempo e autorresponsabilização.

“Quando a pessoa consegue imaginar uma coisa, ela consegue realizar. Quem aqui tem sonhos?”, instigou a palestrante. Simone Resende defendeu ser preciso que os sonhos sejam detalhados, permitindo uma visão de futuro do que se deseja realizar. O próximo passo, para a master coach, é a ação direcionada: “Se eu continuar do jeito que estou agindo, vou conseguir chegar até o meu sonho?”. A diretora chamou atenção para atitudes corriqueiras que tendem a sabotar esse processo, como viver no automático e o dispêndio de tempo nas redes sociais.

Para ajudar no processo prático de realização, ela lembrou a importância de projetar o que se espera da vida a curto e longo prazo, ajustando as ações com os resultados esperados. “É preciso ver se o que faz hoje está dentro do seu propósito de vida, aquilo que enche seus olhos, que fica feliz em realizar, não por trabalho, mas por prazer”, disse.

Simone Resende fala sobre propósito.jpegOutros aliados nesse sentido elencados por Simone Resende são o cuidado com os pensamentos – afastando os que não são saudáveis –, a disponibilização do tempo para tarefas alinhadas ao que se deseja alcançar e a autorresponsabilidade. “Quando você age, você tem resultados, você é o reflexo do seu pensamento, das suas atitudes, da qualidade dos seus pensamentos”, refletiu. Ela ainda destacou a importância de saber usar o tempo de forma inteligente: “O tempo é a coisa mais democrática que temos; só que você usa de uma maneira e as pessoas usam de outras. As pessoas mais bem-sucedidas não desperdiçam seu tempo”, afirmou.

Entre os presentes estavam técnicos, cuidadoras sociais, dirigentes das instituições Casa da Criança Batuíra, Casa do Caminho, Casa de Ismael, Irmão Áureo, Lar de São José, Nosso Lar, além de projetos sociais parceiros. Ana Lúcia, coordenadora do Lar de São José, parabenizou a iniciativa da VIJ-DF. “É sempre importante trazer esse tipo de incentivo ao serviço de acolhimento para que consigamos prestar o melhor serviço às crianças e aos adolescentes”, disse. Kamilla Rosa, psicóloga do Lar de Eurípedes, acredita que os benefícios vão além da esfera profissional. “Estou saindo totalmente motivada. A gente precisa de momentos assim para dar um gás e levar o melhor para os meninos e para a vida pessoal também”, agradeceu a psicóloga.

O supervisor da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Gelson Leite, contou que a coach tratou de questões fundamentais, como propósito de vida, desenvolvimento pessoal e poder da ação, de uma forma prática, vibrante e animadora. “O depoimento dos participantes, por si só, atestam a validade e importância da iniciativa. As pessoas saíram daqui se sentindo mais empoderadas e gratas pela oportunidade”, avaliou. Para ele, o resultado foi levar informação de qualidade compartilhada com entusiasmo, gerando poder pessoal.