VEMSE participa de formatura on-line de socioeducandos do Recanto das Emas

por Noriete Celi/SECOM/VIJ — publicado 2020-07-29T21:44:00-03:00

Formatura do Programa de Aprendizagem Industrial em Pintura Residencial da Unidade de Internação do Recanto das Emas.

Um evento on-line realizado por meio do Google Meets na tarde desta quarta-feira, 29/7, celebrou a formatura de 28 alunos do Programa de Aprendizagem Industrial em Pintura Residencial da Unidade de Internação do Recanto das Emas (UNIRE), entre eles três socioeducandos da Unidade de Internação de Saída Sistemática (UNISS) e 13 já liberados da medida socioeducativa. A cerimônia contou com a participação da juíza titular Lavínia Tupy e da juíza auxiliar Luana Lopes, da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do DF (VEMSE).

O curso foi ministrado pelo SENAI-DF como parte do Acordo de Cooperação Técnica celebrado em 2018 com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Defensoria Pública do Distrito Federal, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (atual Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal) e a Superintendência Regional do Trabalho no Distrito Federal. Esta é a segunda turma de socioeducandos da UNIRE formada por meio dessa parceria com o SENAI.

O diretor regional do SENAI-DF, Marco Antonio Secco, falou da felicidade e do orgulho em ver o sucesso do projeto com o apoio de todos os parceiros. “Isso nos dá a segurança de que estamos cumprindo nossa missão de preparar jovens e apoiá-los na realização profissional e pessoal, principalmente quando olhamos o público-alvo da ação: jovens que em algum momento da vida tiveram dificuldades de posicionamento na sociedade”, afirmou. O diretor também agradeceu o esforço de todos na realização do evento on-line diante da impossibilidade de encontro presencial devido ao momento de pandemia de coronavírus.

A coordenadora de Internação da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo do DF, Fernanda Rabelo, ressaltou o quanto a conclusão do curso profissionalizante pode fazer a diferença na vida desses jovens, sobretudo na dos que já foram liberados da medida socioeducativa ou estão quase saindo da internação. “Quanto maior for a formação e as informações que carregarem na bagagem para retornarem ao mundo do trabalho, mais facilidade encontrarão nesse desafio”, disse aos formandos. A coordenadora, assim como outras autoridades participantes, também refletiu sobre as dificuldades e mudanças trazidas em razão da atual pandemia.

“Eu tenho convicção de que o fato de eles estarem ou terem passado por uma unidade de internação foi porque, em algum momento de suas vidas, deixaram de ser prioridade absoluta para o Estado”, ponderou a procuradora do MPT e coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, Ana Maria Villa Real. Ela destacou os jovens formandos como grandes vencedores, parabenizando cada um nominalmente. “Desejo a vocês que não desistam e persistam em trilhar o caminho da dignidade e do trabalho”, completou.

Juíza titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do DF, Lavínia Tupy.A juíza titular da VEMSE, Lavínia Tupy, também proferiu palavras especialmente dedicadas aos formandos a partir da citação de uma frase de Chico Xavier: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim”. A magistrada falou sobre acreditar nas oportunidades oferecidas, no potencial que o curso de aprendizagem profissional terá na vida desses jovens a partir de agora. “Acreditem em vocês! As dificuldades virão certamente, mas vocês podem vencê-las. Basta que assim queiram, tenham força de vontade e lutem contra as adversidades”, aconselhou.

Representando os formandos, um dos socioeducandos da UNISS discursou em agradecimento a todos os envolvidos, citando entre eles a equipe do SENAI, responsável pelo curso, e da empresa Valor Ambiental, que possibilitou a contratação dos jovens. “O curso me ajudou a mudar meus pensamentos e meu modo de agir para melhor. Tenho certeza que contribuiu com meus colegas também. Trouxe-nos profissionalização na área que cursamos e, graças a Deus, conseguimos tirar bons proveitos que irão nos ajudar bastante em nossa vida profissional”, avaliou o formando.

Também fizeram uso da palavra o promotor de justiça Márcio de Almeida, da 2ª Promotoria de Justiça de Execução de Medidas Socioeducativas do DF; o defensor público Paulo Eduardo Balsamão, coordenador do Núcleo de Execução de Medidas Socioeducativas do DF; a vice-diretora da UNIRE, Pollyana de Assis; e o professor Robson Rodrigues, instrutor do SENAI-DF, que foi homenageado pelos formandos. Entre outras autoridades que prestigiaram o evento on-line estavam ainda Elisângela Martins, superintendente regional do Trabalho do DF, e Mauro Alves Martins Junior, vice-diretor da UNISS.

Evento on-line de formatura de socioeducandos da Unidade de Internação do Recanto das Emas.