Programa de preparação para adoção estreia na modalidade a distância

VIJ-DF lança o ELOS - EAD para duas turmas de famílias interessadas em adotar meninos e meninas
por T309690 — publicado 2020-11-24T18:40:00-03:00

ELOS - Programa de Preparação para Adoção.pngA Vara da Infância e da Juventude do DF - VIJ estreou, nesta segunda-feira, 23/11, o ELOS - Programa de Preparação para Adoção EAD com duas turmas de famílias interessadas em adotar crianças e adolescentes no Distrito Federal. O conteúdo da capacitação foi adaptado e estruturado para a modalidade a distância.

A preparação é requisito exigido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente no processo judicial de habilitação dos interessados e consequente ingresso no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento - SNA. Oferecido há anos pela VIJ no modo presencial, o programa de preparação foi suspenso pela Portaria Conjunta 29 de 16 de março de 2020 do TJDFT, que dispôs sobre as medidas de prevenção ao contágio da Covid-19 nas unidades judiciárias e administrativas do Tribunal.

O conteúdo jurídico e psicossocial sobre adoção foi desenvolvido com o apoio da Escola de Formação Judiciária do TJDFT e está disponível até 17 de dezembro às 20 famílias das duas turmas inscritas, para leitura e realização de atividades. O acesso ao ambiente virtual pode ser diário e toda semana tem um tópico diferente para ser trabalhado. A equipe de psicólogos e assistentes sociais da Seção de Colocação em Família Substituta – SEFAM/VIJ-DF também realiza webinar semanal com os participantes, além de acompanhá-los via chat e fórum.

Serviço

Seção de Colocação em Família Substituta – VIJ-DF