Cuidadores de entidade de acolhimento se beneficiam de parceria da Rede Solidária

por Liliana Faraco / SECOM/VIJ-DF — publicado 2020-10-29T16:45:00-03:00

FOTO INSTITUTO TOCAR.jpeg

A Rede Solidária Anjos do Amanhã e seu parceiro Instituto Tocar compreendem a importância de cuidar de quem cuida. Com esse objetivo, uma ação foi iniciada para apoiar os cuidadores de crianças e adolescentes que vivem na entidade de acolhimento Casa de Ismael. A ideia é proporcionar terapias de cuidado e autocuidado aos profissionais, no período de 28/10 a 2/12.

A ação é desenvolvida em ambiente virtual e presencial com a finalidade de auxiliar os cuidadores a lidarem com o estresse, a ansiedade e outras respostas emocionais e psicossomáticas possivelmente provocadas pelo cenário da pandemia de Covid-19 e pelos novos comportamentos dela decorrentes. Ao empoderar essa rede de atendimento, fortalece-se em consequência a afetividade que deve existir em relação aos meninos e meninas acolhidos, que passaram por situações delicadas e estão afastados de seus lares.

Dessa forma, um grupo de WhatsApp foi criado para postagens exclusivas de conteúdos e práticas de conhecimentos psicológicos, técnicas terapêuticas e práticas integrativas em saúde, utilizando-se de recursos de cuidados e autocuidados. Além do espaço virtual, há encontros presenciais semanais, sendo que o primeiro aconteceu no dia 28/10, na Casa de Ismael, e o último será dia 2/12.  Observando as cautelas de distanciamento social, os participantes são orientados a fazer o autotoque, automassagem, meditação e relaxamento.

Outras entidades de acolhimento do DF também se beneficiaram da parceria com o Instituto Tocar. De setembro de 2018 a junho de 2019, quatro delas receberam cada uma 32 oficinas promovidas pelo Tocar Essencial, que capacitou 99 cuidadores, assistentes sociais, psicólogos, entre outros profissionais dessas instituições, e realizou 1.064 atendimentos a bebês, crianças e adolescentes.

Eixo de atuação da Rede Solidária

Segundo Márcio Alves, supervisor da Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa da Vara da Infância e da Juventude do DF, a parceria do Tocar novamente vem ao encontro do eixo de atuação da Rede denominado “Cuidando de Quem Cuida”, que prevê capacitação e terapias de cuidado e autocuidado dos operadores do sistema de garantia de direitos infantojuvenis. “Essa forma de trabalho tem demonstrado grande efetividade ao longo do último biênio e há perspectivas de continuidade das ações nesse sentido para abranger mais profissionais da rede de acolhimento institucional”, afirma Márcio.

Instituto Tocar 

O projeto Tocar Essencial, da ONG Instituto Tocar, trabalha terapias do toque, com ênfase na comunicação afetiva e vivência do cuidado integral, visando dar suporte aos participantes nas intervenções cotidianas e na qualidade dos serviços prestados a crianças e adolescentes institucionalizados. A iniciativa recebe apoio do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio do Termo de Colaboração nº 31/2018, da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes do DF.