Jovens do DF contam com doações para acompanhar aulas na pandemia

por Daphne Arvellos Dias - ACS — publicado 2020-09-24T14:23:47-03:00

Jovens_instituição de acolhimento.PNGAdolescentes e crianças de instituições de acolhimento do Distrito Federal aguardam a doação de dispositivos eletrônicos com acesso à internet para acompanharem as aulas escolares online durante a pandemia de Covid-19. Cerca de 40% do número mínimo de equipamentos necessários para as instituições foi arrecadado e entregue por meio da campanha Comunidade Solidária, promovida pela Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (VIJ-DF). A Rede Solidária Anjos do Amanhã, responsável pela iniciativa na Vara, lembra que a meta é atingir pelo menos 100% da necessidade básica, o que já é abaixo do número de jovens em idade escolar em cada uma delas.

Para ajudar, você pode doar celulares, notebooks, computadores, tablets e outros. Eles podem ser novos ou usados, desde que tenham condições de uso e permitam o acesso à internet. Pede-se que, se possível, os itens sejam doados com os respectivos carregadores. Para a segurança dos doadores, as doações devem ser agendadas pelo número (61) 99658-2265 (Rede Solidária Anjos do Amanhã). Doações em dinheiro deve ser feitas em conta especial criada para a iniciativa – Banco do Brasil (001), agência 3598-0, conta poupança 38867-0, variação 96; CNPJ 13.898.819/0001-60; Favorecido: Instituto do Carinho. Você ainda pode ajudar sendo um divulgador solidário e compartilhando a campanha nas suas redes sociais. Clique aqui e baixe templates para divulgação.

marcioplay.jpgAline Ferreira, coordenadora do Lar de São José, fala que hoje a instituição enfrenta dificuldade com o acesso às aulas online por conta do número reduzido de dispositivos, o que tem atrasado atividades e desmotivado alguns dos jovens. Confira o depoimento em vídeo.

Com a normalização do cenário pandêmico, espera-se que os aparelhos sirvam como oportunidade para outras capacitações online aos acolhidos das instituições. A arrecadação dos dispositivos eletrônicos integra a nova fase da campanha Comunidade Solidária, iniciativa de enfrentamento dos impactos sociais da Covid-19 no DF, conduzida pelo programa de voluntariado da VIJ-DF, a Rede Solidária Anjos do Amanhã. A primeira etapa da campanha arrecadou e entregou cerca de 30 toneladas de alimentos a famílias vulneráveis do DF.

Instituições de acolhimento

A criança ou adolescente é encaminhado a um serviço de acolhimento quando se encontra em situação de risco e foram esgotadas as outras possibilidades que permitiriam colocá-lo em segurança. O encaminhamento de um jovem para um desses serviços é um recurso utilizado em último caso, diante da ameaça à sua integridade física e/ou psíquica. Saiba mais sobre o serviço de acolhimento no Distrito Federal.