CIJ-DF participa do I Seminário de Iniciativas para a Infância e a Juventude da UnB

por Daphne Arvellos Dias - ACS — publicado 2021-05-11T14:33:53-03:00

DEX_unb.pngA Coordenadoria da Infância e da Juventude do DF (CIJ-DF) e equipes técnicas da Justiça Infantojuvenil do DF participam do I Seminário Interno de Iniciativas para a Infância e a Juventude da Universidade de Brasília (UnB) nesta sexta-feira (14). O evento acadêmico realizado pelo Decanato de Extensão da UnB (DEX/UnB) ocorre no âmbito da construção de uma parceria entre a CIJ-DF e a UnB. 

Durante o evento,  as áreas técnicas convidadas da Justiça Infantojuvenil se apresentarão de modo a permitir uma visão panorâmica de sua atuação, público-alvo, desafios e oportunidades à comunidade acadêmica. Por sua vez, o DEX/UnB reuniu as diversas iniciativas existentes nas unidades acadêmicas da UnB que trabalham com temáticas relacionadas à infância e à juventude para apresentar seus trabalhos, projetos e interesses nessa área. 

“A expectativa é de que o seminário seja uma oportunidade de aproximação e sensibilização dos atores da cooperação técnica, embora o evento não defina o potencial da parceria”, explica Gelson Leite, assessor administrativo da CIJ-DF.  O juiz coordenador da Infância e da Juventude do DF, Renato Rodovalho Scussel, acredita no evento como o início de uma parceria promissora com a UnB: “A expectativa para esse primeiro encontro é de estreitarmos os laços com a comunidade acadêmica e darmos largada a uma jornada de trabalho”. De acordo com o magistrado, o contato com a UnB é fundamental, pois a universidade é “um celeiro de conhecimentos, competências e iniciativas”. 

A decana de Extensão da UnB, professora Olgamir Amancia, acredita que o evento irá trazer para a centralidade das discussões e ações a temática infantojuvenil, que considera estratégica.  “O diálogo certamente promoverá impactos sobre a formação dos estudantes e a percepção dos que atuam nesse espaço de gestão e garantia dos direitos”, defende a docente.

A cooperação técnica entre a CIJ-DF e a UnB pretende ser ampla e conta com as chancelas do juiz coordenador da CIJ-DF bem como da Reitoria e do DEX/UnB. Espera-se que a cooperação permita acessar os vários departamentos da Universidade e explorar arranjos cooperativos. O desafio perene é o alinhamento da realidade da Justiça Infantojuvenil com a comunidade acadêmica, identificando os recursos disponíveis e provocando o apoio. 

O seminário acontecerá das 9h às 12h pela plataforma virtual Teams. O link será enviado oportunamente aos participantes.