Magistrados participam do Encontro de Coordenadores da Infância e da Juventude

por Com informações do TJRS — publicado 2021-11-11T14:41:58-03:00

Juíza Lavínia Tupy ao lado do juiz Renato Scussel. Ela de camisa branco longa e saia vermelha. Ele com camisa social clara e calça social escura. Ambos com crachá do evento e estão ao lado de um banner com toda a programação do eventoO coordenador da infância e da juventude do DF, Renato Scussel, e a juíza Lavínia Tupy Vieira Fonseca, titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do DF, participam do XIX Encontro do Colégio dos Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil, XI Fórum Nacional de Justiça Protetiva (FONAJUP) e XXVIII Fórum Nacional de Justiça Juvenil (FONAJUV). A abertura do evento aconteceu nesta quarta-feira (10/11), à noite, no auditório do Foro Central Prédio II, na cidade Porto Alegre-RS. O evento se encerra nesta sexta-feira (12/11),

A juíza Lavínia Tupy, que é presidente do FONAJUV, disse em seu pronunciamento que "o encontro promoverá a troca de experiências e boas práticas acerca de um tema tão relevante para toda a sociedade brasileira". O Presidente do FONAJUP, Juiz de Direito Hugo Gomes Zaher, lembrou que os magistrados da Infância e da Juventude nunca pararam, mesmo em meio à pandemia, sempre voltados às questões relevantes sobre as crianças e adolescentes.

Marcaram presença na solenidade de abertura os presidentes do STJ, Ministro Humberto Martins, e do TJRS, Desembargador Voltaire de Lima Moraes. "É preciso que tenhamos sempre muitas palavras de fé e esperança em nossas jornadas, a fim de que  possamos desempenhar nossas missões de demonstrar o melhor rumo para a nossa juventude, pois ela representa o futuro do Brasil, pregando a importância do amor ao próximo e promovendo ensinamentos acerca da paz na sociedade", refletiu o ministro.  

Em seu discurso, o presidente Voltaire destacou: “É um tema que requer um sacerdócio superior, tendo em vista a sua relevância no contexto, pois o nosso amanhã está nas mãos da infância e da juventude que precisa sempre de nossa proteção efetiva e substancial". Ele recordou a história de criação da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (ABRAMINJ), bem como o surgimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990.

Participaram do evento magistrados, defensores públicos e membros do Ministério Público. O momento contou com a apresentação da Orquestra Villa-Lobos, regida pela Maestrina Cecília Silveira, criada em 1996, proporcionando a crianças e jovens da Lomba do Pinheiro o acesso ao conhecimento musical e vivências artísticas e socializadoras. Logo após a cerimônia de abertura, a palestra magna ficou por conta do Juiz de Direito Rafael Souza Cardoso, do TJ de Pernambuco.