A busca ativa de famílias para adoção é tema do podcast Prioridade Absoluta

por Daphne Arvellos Dias — publicado 2021-10-11T12:00:00-03:00

Podcast - A busca ativa de famílias para adoçãAumentar as chances de crianças e adolescentes terem uma família é o objetivo da busca ativa, tema do novo episódio do podcast Prioridade Absoluta. No 20º programa, Walter Gomes e Rosivony Oliveira, supervisores da Seção de Colocação em Família Substituta da Vara da Infância e da Juventude do DF (SEFAM/VIJ-DF), explicam a prática que procura ativamente por famílias para meninas e meninos à espera de adoção.

A edição também apresenta o Em Busca de um Lar, programa criado pela VIJ-DF que promove a busca ativa e a sensibilização de famílias para adoção de crianças e adolescentes cujo perfil costuma ser preterido pelos adotantes, em razão de terem problemas de saúde, idade avançada ou fazerem parte de grupo de irmãos. A iniciativa mostra a adoção tardia e de outros perfis menos explorados pelos cadastrados no Sistema Nacional de Adoção (SNA) como opções reais e possíveis às famílias. 

O novo episódio do podcast Prioridade Absoluta já está disponível no canal TJDFT Podcast (clique aqui para escutá-lo), hospedado no Anchor e nas principais plataformas de podcast na internet, como Spotify, Apple e Google PodcastsO canal pode ser encontrado também na parte inferior da página principal do site do Tribunal. Ouça e compartilhe! 

PRIORIDADE ABSOLUTA

Segundo a Constituição Federal, em seu artigo 227, é dever de todos, com prioridade absoluta, assegurar os direitos de crianças e adolescentes. O podcast Prioridade Absoluta é produzido pela Seção de Comunicação Institucional da VIJ-DF, em parceria com a Assessoria de Comunicação Social do TJDFT, e aborda temas do universo dos direitos infantojuvenis na voz de profissionais da Justiça da Infância e da Juventude do DF.