Podcast Prioridade Absoluta aborda a implementação da Lei da Escuta Protegida

por Noriete Celi/SECOM/VIJ-DF — publicado 2022-07-25T13:00:00-03:00

Fundo em dois tons de verde, com ilustração de ondas sonoras. No primeiro plano, no topo, as logos da Justiça da Infância e da Juventude, do TJDFT Podcast e do podcast Prioridade Absoluta; ao centro, a ilustração de um microfone; na parte inferior, a foto da entrevistada: mulher de pele clara, cabelo escuro com mechas, preso em coque, usando óculos. Texto: Lei da Escuta Protegida: evolução e trabalho em rede – Luisa de Marillac.A 28ª edição do podcast Prioridade Absoluta traz como tema a Lei da Escuta Protegida: evolução e trabalho em rede. Quem aborda o assunto é a promotora de justiça Luisa de Marillac, da Promotoria de Defesa da Infância e da Juventude do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Segundo Marillac, a Lei 13.431/2017, mais conhecida como Lei da Escuta Protegida, estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. A promotora pontua questões importantes no trabalho em rede para a proteção infantojuvenil.

Luisa de Marillac cita marcos históricos da implementação do depoimento especial de crianças e adolescentes no DF e no âmbito nacional. Ela alerta ainda sobre os cuidados para se evitar a violência institucional contra as vítimas e fala da importância de ações e campanhas para o combate ao abuso sexual infantojuvenil.

O novo episódio do Prioridade Absoluta vai ao ar nesta segunda-feira, dia 25/7 (clique aqui para escutá-lo). A edição está disponível no canal TJDFT Podcast, hospedado em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts. O canal pode ser encontrado também na parte inferior da página principal do site do Tribunal, ao lado dos ícones das redes sociais. Lá você pode ouvir todos os episódios.

PRIORIDADE ABSOLUTA

Segundo a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 227, é dever de todos, com prioridade absoluta, assegurar os direitos de crianças e adolescentes. Como parte do sistema de proteção infantojuvenil, a Justiça da Infância e da Juventude do DF produz, desde outubro de 2020, o podcast Prioridade Absoluta, levando a voz de quem lida diariamente com a temática dos direitos infantojuvenis à sociedade. O conteúdo é produzido pela Seção de Comunicação Institucional da Vara da Infância e da Juventude do DF, em parceria com a Assessoria de Comunicação Social do TJDFT.