Parceria entre 1ª VIJ-DF e UNIP leva atendimento psicológico a jovens

por Daphne Arvellos Dias - ACS — publicado 2023-04-11T16:26:01-03:00

AlunosUNIP.jpegParceria entre a 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (1ª VIJ-DF), por meio de seu programa de voluntariado, a Rede Solidária Anjos do Amanhã, e o curso de Psicologia do campus de Brasília da Universidade Paulista (UNIP) tem propiciado atendimento psicológico a crianças e adolescentes do DF. Desde julho de 2022, a parceria vem ajudando a responder à alta demanda por atendimento psicológico que chega à Rede Solidária, beneficiando adolescentes em conflito com a lei, seus familiares e cuidadores imediatos, além de crianças e jovens de instituições de acolhimento.

A supervisora substituta da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Marianna Queiroz, explica que a parceria é importante não apenas pelo grande número de pedidos desse serviço enviados à Rede Solidária mas também pelo resultado que pode trazer aos beneficiários. “Psicólogos são profissionais muito escassos e com alta demanda. Seu trabalho fortalece os beneficiários para lidar com os percalços pelos quais passaram até aqui e pensar em um futuro viável, fortalecido com autoconhecimento, melhor manejo das emoções e relacionamento com o mundo. Garantir o atendimento psicológico é determinante para o futuro dessas crianças e adolescentes, defende Marianna.

Os atendimentos são realizados por alunos dos semestres finais do curso de Psicologia da UNIP do campus de Brasília que cursam o estágio curricular na área de Psicologia Jurídica. Eles são orientados e acompanhados por professores da área, sob a supervisão da coordenadora do curso de Psicologia, professora e psicóloga Débora Ramos, e da diretora do Instituto de Ciências Humanas (ICH), professora e psicóloga Ghislaine Gliosce da Silva.

Débora Ramos acredita que a parceria também é importante para os futuros psicólogos. “Ela vem ao encontro de um dos principais objetivos da UNIP: a formação de profissionais aptos ao atendimento das demandas da sociedade, que, nesse caso, se apresenta enquanto construção de uma sociedade cada vez mais justa, com base em princípios éticos e humanizados no entendimento da realidade e em prol da mudança dessa realidade psicossocial, explica a coordenadora.

Marianna2.jpegRepresentando a Rede Solidária Anjos do Amanhã, Marianna Queiroz realizou uma visita à instituição parceira no final de março para explicar o funcionamento da Rede Solidária, da 1ª VIJ-DF e dos sistemas de acolhimento institucional e socioeducativo, além de tratar de cuidados específicos nos atendimentos do público vinculado à Justiça Infantojuvenil com os alunos do estágio neste semestre. 

Seja um voluntário

A Rede Solidária Anjos do Amanhã é responsável por mediar os recursos disponibilizados pelo voluntariado às necessidades apresentadas por crianças e adolescentes atendidos pela Justiça da Infância e da Juventude do DF.

Marianna Queiroz explica que o programa de voluntariado da 1ª VIJ-DF está sempre em busca de novos parceiros para atendimentos psicológicos – por meio de pessoas físicas ou jurídicas –, já que se trata de um serviço muito demandado pelo público da Justiça Infantojuvenil.

Podem se inscrever como voluntários psicólogos formados com o registro ativo no Conselho Regional de Psicologia (CRP). Clique no link a seguir para saber mais e inscrever-se: https://atalho.tjdft.jus.br/z1SfWf