Rede Solidária Anjos do Amanhã homenageia voluntários

por Daphne Arvellos — publicado 2023-08-28T13:32:00-03:00

Voluntarios1.jpegNo mês em que se comemora o Dia Nacional do Voluntariado (28 de agosto), a Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado do TJDFT vinculado à Coordenadoria da Infância e da Juventude, agradece a seus voluntários e faz o convite para que novos possam contribuir com a iniciativa.

A Rede foi criada em 2006 como forma de complementar as ações do Estado no atendimento às demandas do público infantojuvenil ligado à Justiça da Infância e da Juventude do DF, bem como de suas famílias, entendendo que questões relacionadas a eles não se limitam ao âmbito jurídico, mas envolvem aspectos sociais, culturais, econômicos e emocionais.   

A psicóloga Dilma Dias Guimarães, uma das voluntárias que há mais tempo contribui de forma intermitente com a Rede Solidária Anjos do Amanhã, foi uma das escolhidas para ser homenageada em nome dos voluntários. Ela recebeu uma estatueta entregue pela supervisora substituta do programa, Marianna Queiroz, e pela servidora Eliana Silva, na última terça-feira (22). “Mesmo que não seja possível enxergar o impacto que causa, não há descrição para o que você tem feito na vida desses jovens. Reconhecemos a importância do seu trabalho na vida dessas crianças e adolescentes atendidos”, disse Marianna Queiroz em agradecimento à voluntária. 

Dilma Dias e sua equipe da Clínica Eros e Psiqué atuam em uma das frentes mais cruciais do programa, dada a alta demanda por atendimentos psicológicos. A voluntária conta que o desejo de contribuir com a comunidade encontrou a chance no convite feito pela servidora Eliana Silva para que integrasse o Anjos do Amanhã. Desde então, ela tem dedicado horários para atender ao público da Rede Solidária. “Quando você doa o seu tempo, você também ganha, de alguma forma, como na alegria de poder ajudar alguém”, divide a psicóloga.  

Fechando o mês comemorativo, a Rede Solidária Anjos do Amanhã também entregará a estatueta de reconhecimento a Rodrigo Machado, oftalmologista da Clínica SEE Advance.  

AJUDA QUE VEM DE DENTRO 

Voluntarios2.pngO Anjos do Amanhã trabalha tanto com demandas sazonais – de material escolar e de presentes de Natal, por exemplo – como com demandas pontuais que eventualmente chegam em processos da Justiça Infantojuvenil ou por profissionais que convivem com crianças e adolescentes ligados ao sistema de garantia de direitos. Esses pedidos variam de recursos materiais a serviços, atendimentos e ajudas profissionais. O programa busca atender a essas demandas por meio dos recursos oferecidos por voluntários cadastrados ou mesmo pela comunidade, a partir de campanhas e divulgações. 

Um dos maiores aliados do trabalho da Rede Solidária está dentro da própria organização em que foi criada: os servidores do TJDFT. Na última semana, o programa intermediou a doação de um notebook, que era buscado para ajudar na continuidade dos estudos de um jovem do sistema socioeducativo do DF. O bem foi doado pela dentista do TJDFT Luísa Corrêa, que conta ter ficado emocionada ao receber o agradecimento inesperado do rapaz em um áudio encaminhado pelo Anjos do Amanhã. “É tão gratificante ver como um gesto pequeno pode fazer uma diferença tão grande. Fiquei feliz em escutar a voz, percebendo o impacto que isso pode ter”, compartilha a servidora. 

“Quando a oportunidade não existe, nós precisamos criá-la”, fala a servidora Simone Resende, que participou da criação da Rede Solidária Anjos do Amanhã e atualmente compõe a equipe do programa. Tendo consciência das necessidades da Rede, ela apresentou o programa a um grupo de amigos que se solidarizaram com a causa fazendo doações. Simone deixa o convite também aos colegas para que não apenas contribuam com a iniciativa, mas também a apresentem a outras pessoas. Uma médica da Casa fez essa apresentação à sua rede de contatos por ocasião da sua festa de aniversário. Ela pediu aos convidados que fizessem uma doação ao Anjos do Amanhã no lugar de lhe presentearem na data. O arrecadado pelas servidoras será revertido ao atendimento de demandas apresentadas pelos jovens do programa.  

COMO AJUDAR 

Pessoas físicas, jurídicas, entidades governamentais e não governamentais podem se cadastrar como voluntários, atendendo aos pedidos materiais e de serviços de acordo com a disponibilidade pessoal. Ao se cadastrar, o voluntário é inserido em um eixo de atuação que mais se compatibilize com suas competências, habilidades e recursos disponíveis, conforme demandas pontuais e de caráter continuado do público-alvo. Os eixos de atuação visam atender aos direitos da infância e juventude: saúde física e mental, educação, capacitação e profissionalização, cultura, esporte, lazer. 

Para doar, entre em contato pelos telefones (61) 3103-3259 / 3286 ou pelo e-mail anjosdoamanha@tjdft.jus.br. Para se tornar um voluntário na modalidade SERVIÇOS, inscreva-se em uma das opções abaixo:

Pessoa física 

Pessoa jurídica 

Veja exemplos de como você pode ajudar a Rede Solidária Anjos do Amanhã  

  • Divulgação do programa e de suas campanhas. 
  • Doações materiais de toda espécie – vestuário, alimentos, materiais escolares, móveis, eletrodomésticos, brinquedos. 
  • Atendimento nas diversas áreas da saúde – odontologia, psicologia, psiquiatria, neurologia, fisioterapia, nutrição e outras especialidades.  
  • Acompanhamento psicopedagógico e aulas de reforço escolar. 
  • Apoio à inserção no mercado de trabalho – por meio de programas de estágio, programa Jovem Aprendiz e vagas de emprego. 
  • Mentoria para adolescentes. 
  • Cursos técnicos de capacitação e profissionalização. 
  • Aulas de futebol, judô, balé, vôlei, basquete, natação e esportes em geral.
  • Aulas de teatro, música e artes em geral.
  • Serviços nas áreas de marcenaria, construção, pintura, bombeiro hidráulico. 
  • Acompanhamento familiar. 

CONTATO 

Endereço: SGAN 916, Fórum da Infância e Juventude do Distrito Federal, 1º andar. 

Telefone e WhatsApp Business: (61) 3103-3259 – das 12h às 19h  

E-mail: anjosdoamanha@tjdft.jus.br