CIJ-DF valida plano de trabalho de cooperação com a UnB
A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ-DF) validou plano de trabalho do acordo de cooperação em desenvolvimento entre o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e a Universidade de Brasília (UnB) na última quarta-feira (6). Espera-se que o acordo possa incrementar a articulação entre ações de ensino, pesquisa e extensão da UnB e soluções para problemas relacionados à Justiça da Infância e da Juventude do DF.
A validação do plano de trabalho se deu em encontro entre o assessor administrativo da CIJ-DF, Gelson Leite; o supervisor do programa de voluntariado do TJDFT, Rede Solidária Anjos do Amanhã, Márcio Alves; e representantes do Decanato de Extensão da UnB (DEX/UnB), o diretor técnico, Alexandre Pilati, e o professor e pesquisador Francisco José Rengifo-Herrera. “Esse trabalho de cooperação representa uma aproximação da Justiça com a Academia em uma relação de proximidade e reciprocidade. O acordo vai apresentar ações iniciais, sem prejuízo de sofrer aditivos para atender novas prioridades que forem surgindo”, explica Gelson Leite.
Para o juiz coordenador da Justiça da Infância e da Juventude do DF, Evandro Neiva de Amorim, a cooperação técnica com a UnB é uma via de acesso a recursos qualificados e uma grande oportunidade de união de forças em prol de um mesmo objetivo. “Os desafios apresentados aos operadores do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente são muitos e exigem mudanças, superações paradigmáticas, especialização do atendimento, que passam necessariamente pela conjugação de esforços em torno de um projeto comum para o nosso público-alvo, que deve ser prioridade absoluta”, defende o magistrado.
Com o intuito de dar subsídios a esse intercâmbio entre as instituições, a CIJ-DF participou do I Seminário Interno de Iniciativas para a Infância e a Juventude da UnB em 2021. As áreas técnicas da Justiça Infantojuvenil convidadas para o evento se apresentaram de modo a permitir uma visão panorâmica de sua atuação, público-alvo, desafios e oportunidades à comunidade acadêmica. Por sua vez, o DEX/UnB reuniu as diversas iniciativas existentes nas unidades acadêmicas da UnB que trabalham com temáticas relacionadas à infância e à juventude para apresentar seus trabalhos, projetos e interesses nessa área. Algumas das ações apresentadas no seminário já estão disponibilizadas para o público infantojuvenil, como o projeto de gamificação.