Justiça da Infância ajuda moradores de rua no 6º PopRuaJud
A Justiça da Infância e da Juventude do DF doou 500 kits de higiene para a 6ª edição do Mutirão PopRuaJud DF, evento promovido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) em parceria com diversos órgãos para atender pessoas em situação de rua. Os kits contendo escova, pasta dental, sabonete e shampoo foram arrecadados pela Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado do TJDFT, e distribuídos no mutirão, que aconteceu na última quinta-feira (7), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.
A Justiça Infantojuvenil também esteve presente, pela primeira vez, no evento e foi representada pelo juiz coordenador da Justiça da Infância e da Juventude do DF, Evandro Neiva de Amorim; pelo assessor administrativo da Coordenadoria da Infância e da Juventude do DF (CIJ-DF), Gelson Leite; pela servidora da mesma coordenadoria Deiza Leite; e pelo supervisor da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Márcio Alves.
Além das doações, a CIJ-DF atendeu demandas dos moradores de rua relacionadas à sua área de competência. “Foi uma oportunidade de nos aproximarmos ainda mais da população em situação de rua, especialmente das crianças e adolescentes. No PopRuaJud, experimentamos como é importante essa união de atores governamentais e não governamentais em prol de uma mesma causa”, disse o assessor da CIJ-DF, Gelson Leite.
6º Mutirão
O 6º Mutirão PopRuaJud DF ofereceu diversos serviços, como emissão de documentos como registro civil, CPF, título de eleitor, nada consta, carteira de trabalho digital (CTPS), Certificado de Reservista e certidões; consulta processual e redução a termo de demandas e conciliações; cadastros nos sistemas de assistência e benefícios do Governo Federal (CadÚnico e INSS); atendimentos relacionados a benefícios sociais e FGTS; serviços médicos e odontológicos; corte de cabelo, entre outros.
Além desses serviços, nesta edição, o TJDFT e os demais órgãos participantes arrecadaram e distribuíram roupas, sapatos, cobertores e produtos de higiene, bem como itens voltados para a celebração do Natal, como panetones, chocotones e brinquedos.
PopRuaJud
O PopRuaJud é um desdobramento da Resolução CNJ 425 de 2021, que instituiu, no âmbito do Poder Judiciário, a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades, e tem como objetivo oferecer à população em situação de rua atendimento prioritário e sem burocracia nos órgãos que compõem o sistema de Justiça, possibilitando o acesso à Justiça de modo célere, simplificado e efetivo.
A iniciativa atende ainda quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU): o ODS 1 – Erradicação da pobreza; o ODS 10 – Redução das desigualdades; o ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; e o ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.
Com informações: ACS/TJDFT