Justiça da Infância ajuda moradores de rua no 6º PopRuaJud

por Daphne Arvellos Dias - ACS — publicado 2023-12-12T16:57:41-03:00

PopruaVIJ.jpegA Justiça da Infância e da Juventude do DF doou 500 kits de higiene para a 6ª edição do Mutirão PopRuaJud DF, evento promovido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) em parceria com diversos órgãos para atender pessoas em situação de rua. Os kits contendo escova, pasta dental, sabonete e shampoo foram arrecadados pela Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado do TJDFT, e distribuídos no mutirão, que aconteceu na última quinta-feira (7), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.


A Justiça Infantojuvenil também esteve presente, pela primeira vez, no evento e foi representada pelo juiz coordenador da Justiça da Infância e da Juventude do DF, Evandro Neiva de Amorim; pelo assessor administrativo da Coordenadoria da Infância e da Juventude do DF (CIJ-DF), Gelson Leite; pela servidora da mesma coordenadoria Deiza Leite; e pelo supervisor da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Márcio Alves.

Além das doações, a CIJ-DF atendeu demandas dos moradores de rua relacionadas à sua área de competência. “Foi uma oportunidade de nos aproximarmos ainda mais da população em situação de rua, especialmente das crianças e adolescentes. No PopRuaJud, experimentamos como é importante essa união de atores governamentais e não governamentais em prol de uma mesma causa”, disse o assessor da CIJ-DF, Gelson Leite.

6º Mutirão  

PopruaVIJ1.jpegO 6º Mutirão PopRuaJud DF ofereceu diversos serviços, como emissão de documentos como registro civil, CPF, título de eleitor, nada consta, carteira de trabalho digital (CTPS), Certificado de Reservista e certidões; consulta processual e redução a termo de demandas e conciliações; cadastros nos sistemas de assistência e benefícios do Governo Federal (CadÚnico e INSS); atendimentos relacionados a benefícios sociais e FGTS; serviços médicos e odontológicos; corte de cabelo, entre outros.

Além desses serviços, nesta edição, o TJDFT e os demais órgãos participantes arrecadaram e distribuíram roupas, sapatos, cobertores e produtos de higiene, bem como itens voltados para a celebração do Natal, como panetones, chocotones e brinquedos. 

PopRuaJud

O PopRuaJud é um desdobramento da Resolução CNJ 425 de 2021, que instituiu, no âmbito do Poder Judiciário, a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades, e tem como objetivo oferecer à população em situação de rua atendimento prioritário e sem burocracia nos órgãos que compõem o sistema de Justiça, possibilitando o acesso à Justiça de modo célere, simplificado e efetivo.

A iniciativa atende ainda quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU): o ODS 1 – Erradicação da pobreza; o ODS 10 – Redução das desigualdades; o ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; e o ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.

Com informações: ACS/TJDFT