1ª VIJ-DF apoia Encontro de Acolhidos 2023

por Liliana Faraco / SECOM / 1ª VIJ-DF — publicado 2023-07-10T18:34:00-03:00

Convite verde e branco escrito "As OCEIAS convidam esta equipe para o II Encontro de Acolhidos 2023 - 15.07. 2023. 8h - 18h. UNIPAZ-Brasília-DF. As quatro estações do coração. Há um desenho de planta com sementes e uma citação: "Quando o céu estiver em cinza, a derramar-se em chuva, medite na colheita farta que chegará do campo e na beleza das flores que surgirão no jardim."  Francisco C. Xavier Com o apoio da 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (1ª VIJ-DF), da Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado do TJDFT, e parceiros, a instituição Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo (OSCEIA-DF), que acolhe crianças e adolescentes, promove o Encontro de Acolhidos 2023, no dia 15 de julho, sábado, das 8h às 18h, na Unidade da Paz (UniPaz), localizada no Park Way.

A iniciativa se destina a proporcionar um encontro de reflexão, imersão na natureza e confraternização destinado aos profissionais, às crianças e aos adolescentes de todas as entidades de acolhimento do Distrito Federal e aos demais órgãos e entidades que integram a rede de proteção infantojuvenil do DF.

A programação prevê atividades com habilidades manuais e de conexão da mente e do corpo, saúde e educação ambiental, tais como trilhas, banho de cachoeira, plantio de mudas do Cerrado, oficinas de argila e de bijuterias, roda de automassagem, ioga e contação de histórias. Haverá momento de vivência para refletir sobre o tema central desta segunda edição do encontro, que é “As quatro estações do coração”, fazendo alusão às estações do ano como momentos e emoções diferentes na vida das pessoas.

Segundo Joaquim Pedro Levino da Silva, coordenador da instituição Lar de Eurípedes, uma das unidades das OSCEIA-DF que acolhe crianças e adolescentes, a ideia é utilizar as rodas de conversa para trabalhar a metáfora da semente, das estações do ano e a resiliência do bioma Cerrado para despertar reflexões sobre a vida do acolhido.

Convite verde e branco. Logomarcas dos organizadores e apoiadores abaixo.  Dizeres: II Encontro de Acolhidos 2023. Quatro Estações. Texto: Texto: Energia contagiante, um momento de união, Novas amizades, laços em construção. Crianças e adolescentes juntos a compartilhar, Oportunidade de sonhar e se alegrar. Neste encontro especial, um lugar de acolhimento, Transbordando amor e incentivo, sem impedimento. Regado de sorrisos, abraços e esperança, Anualmente renovando a confiança. Liberdade de expressão, Onde cada voz se faz ouvida, Em meio à diversidade, valorizando cada única vida.Entre as presenças confirmadas no Encontro de Acolhidos 2023 estão o juiz titular da 1ª VIJ-DF, Evandro Neiva de Amorim, as promotoras de Justiça Rosana Viegas e Luisa de Marillac Passos e a gerente dos Serviços de Acolhimento para Crianças, Adolescentes e Jovens da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Brígita Freitas.

OSCEIA

As Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo constituem uma Organização da Sociedade Civil (OSC), uma associação civil beneficente, sem fins lucrativos, que visa promover a assistência social. Fundada em 30 de março de 1985, tem sua sede no Setor Sudoeste, Brasília-DF. Hoje conta com uma unidade em Brazlândia, onde realiza o serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes – O Lar de Eurípedes. Para conhecer a instituição e saber como ajudar, acesse https://osceia-df.org.br/.

Programação

Local: UniPaz. Endereço: SMPW Quadra 8, Conjunto 2, Área Especial Granja do Ipê, Park Way
Data: 15 de julho de 2023, sábado 
Horário: 8h às 18h
  • 8h: Recepção das crianças, credenciamento e entrega do kit ecológico (ecobag e copo)
  • 8h30: Harmonização dos acolhidos com a utilização da música / rodas de automassagem / ioga
  • 9h: Descida para a cachoeira / avisos gerais / abertura oficial do encontro
  • 9h30: Momento de contação de histórias (O Vazio)
  • 10h: Piquenique
  • 10h40: Divisão dos grupos e distribuição nas estações
  • 11h: Reflexões sobre o tema central do encontro
  • 13h: Almoço
  • 14h: Oficinas e trilhas (argila, bijuterias, plantio de mudas do Cerrado, trilha terapêutica, trilha do sorriso)
  • 15h: Banho de cachoeira
  • 17h: Organização dos acolhidos, reflexões finais, distribuição das lembrancinhas
  • 18h: Encerramento