Grupo de quatro irmãos ganha família com ajuda de programa de adoção da 1ª VIJ-DF

por Daphne Arvellos — publicado 2023-05-26T15:13:00-03:00

FamiliaZenilda1.jpegNo mês em que se comemora o Dia Nacional da Adoção (25 de maio), a 1ª Vara da Infância e da Juventude do DF (1ª VIJ-DF) compartilha a história de um encontro adotivo realizado por meio do seu programa de incentivo à adoção fora do perfil clássico, o Em Busca de um Lar. Zenilda (15), Kauã (13), Maria Francisca (12) e Francisco Joaquim (9) são um grupo de quatro irmãos do DF que ganharam uma nova família. De um lado, os irmãos tinham o sonho de serem adotados juntos. Do outro lado, o casal Raquel e Maicon Maria tinha o desejo de ter filhos. Com a intermediação da iniciativa da 1ª VIJ-DF, o encontro deles foi concretizado.

Em vídeo, os pais contam como conheceram os filhos, como foi a aproximação e como tem sido a vida em família depois da chegada dos quatro novos membros. Conheça essa história acessando o link da imagem abaixo: 

FamíliaZenilda2.jpeg

A busca por famílias para quem espera pela adoção

O Em Busca de um Lar foi criado para aumentar as chances de adoção de crianças e adolescentes que seguem esperando por uma família em razão de não integrarem o perfil desejado pela maioria dos pretendentes habilitados no Sistema Nacional de Adoção (SNA) – por terem idade avançada, deficiência ou graves problemas de saúde, ou fazerem parte de grupos de irmãos. O cadastro de adoção do DF é composto hoje por 509 famílias e 82 crianças e adolescentes, o que representa mais de seis famílias habilitadas para cada criança cadastrada. O perfil desejado pelos habilitados, no entanto, não corresponde ao de quem espera para ser adotado. 

Dos jovens que hoje figuram no cadastro local de adoção, cerca de 90% têm mais de 2 anos. Do outro lado, apenas cerca de 7% das famílias atualmente habilitadas aceitam acolher crianças acima dos 3 anos. Metade de quem espera pela adoção integra um grupo de irmãos, enquanto 30% das famílias aceitam acolher até um trio de irmãos. Para equacionar essa diferença de perfis, o programa da 1ª VIJ-DF dá visibilidade a esses meninos e meninas e, com o auxílio da busca ativa – ação de procurar proativamente famílias em condições legais para adotar –, tem proporcionado o encontro entre pais e filhos por meio da adoção, a exemplo dos irmãos Zenilda, Kauã, Maria Francisca e Francisco Joaquim com os pais, Raquel e Maicon.

A primeira fase do Em Busca de um Lar foi iniciada em 2019. O projeto foi pausado em 2020 devido à pandemia de covid-19 e retomado em 2021, cercado dos cuidados sanitários. De 2019 até abril de 2023, quatro participantes tiveram o processo de adoção concluído – uma dupla de irmãos adolescentes, uma menina de 10 anos com deficiência e uma criança de 4 anos com paralisia cerebral. Atualmente, 14 crianças e adolescentes estão em processo de adoção por meio do programa – incluindo grupos de irmãos e jovens com idade considerada avançada pelo perfil clássico de adoção e/ou com problemas de saúde.

Confira quem ainda espera por um lar: https://atalho.tjdft.jus.br/PuZvY2

COMO FUNCIONA

Para alcançar o objetivo, o Em Busca de um Lar trabalha com fotos e vídeos produzidos pela Seção de Comunicação Institucional da 1ª VIJ-DF e veiculados no site do TJDFT e nas redes sociais (Facebook @embuscadeumlardf, Instagram e YouTube do Tribunal e grupos de WhatsApp), bem como pelos veículos de imprensa que espontaneamente apoiam a ação. A ideia é propiciar o protagonismo de crianças e adolescentes aptos à adoção e compartilhar seus desejos e sonhos com a sociedade. O material de divulgação conta com a prévia preparação emocional e concordância dos participantes e de seus guardiões institucionais, além de expressa autorização judicial.

COMO ADOTAR 

Famílias interessadas nos participantes do Em Busca de um Lar devem procurar a 1ª VIJ-DF para manifestar seu interesse na adoção. O contato inicial pode ser feito mandando mensagem pelo WhatsApp para o número (61) 99272-7849 ou para o e-mail embuscadeumlar.vij@tjdft.jus.br. 

Caso a pessoa interessada ainda não seja habilitada para adoção, é preciso iniciar o processo – saiba como: https://atalho.tjdft.jus.br/wQt0oO. Quem tem interesse em adotar adolescentes, grupos de irmãos, crianças e adolescentes com deficiência, doença crônica ou necessidades específicas de saúde tem prioridade legal na habilitação e na tramitação do processo de adoção.  

SERVIÇO

Veja quem ainda aguarda por um lar na página do programahttps://atalho.tjdft.jus.br/ZUwqlt  

Ouça a história de quem adotou fora do perfil clássico em episódio do podcast Prioridade Absoluta https://atalho.tjdft.jus.br/oJCUF1

Facebook - https://atalho.tjdft.jus.br/LZhK12  
 
YouTube https://atalho.tjdft.jus.br/iAc6c5

Instagram TJDFT - https://www.instagram.com/TJDFToficial/