Parceria da 1ª VIJ-DF oferece workshop a servidores do socioeducativo
O programa social da 1ª Vara da Infância e da Juventude do DF (1ª VIJ-DF), Rede Solidária Anjos do Amanhã, em parceria com voluntárias, promove o Workshop Treinamento Conexão para o Futuro: Comunicação, Carreira e Felicidade. O treinamento é direcionado aos servidores do sistema socioeducativo e acontecerá no dia 2 de junho, sexta-feira, das 14h às 17h, na Gerência de Atendimento em Meio Aberto (GEAMA) do Núcleo Bandeirante.
A proposta tem como mentoras as voluntárias Maria Lucia G. M. Torres, fonoaudióloga mestre pela UnB; Thaíse Possa Arcuri, pós-graduada em educação e jogos; e Naíce Dematte, master coach de carreira. Trata-se de um workshop de desenvolvimento de habilidades para a vida, que tem por finalidade capacitar os participantes a adquirirem ou desenvolverem competências que os ajudarão no sucesso pessoal e profissional.
Os servidores serão incentivados a aplicar estratégias de comunicação eficaz e não violenta, desenvolver competências socioemocionais, utilizar técnicas de estudo focado, descobrir potencialidades e talentos. A proposta do workshop também estimula a aquisição de conhecimentos sobre perfis comportamentais, psicologia positiva, coaching de carreira, autorresponsabilidade e liderança.
Espera-se que, a partir dessas vivências e estímulos, os servidores possam ser instrumentalizados para lidarem com dificuldades que os socioeducandos apresentam, especialmente em questões relacionadas à comunicação, à linguagem e à inteligência emocional, e usá-las em seus desafios de socialização ao longo de sua formação profissional e também em suas vidas privadas.
A servidora Adriana Lara, da Rede Solidária Anjos do Amanhã, e articuladora da parceria, defende a importância dessa iniciativa para os servidores ao avaliar que a proposta trará capacitação e motivação no desempenho diário de sua missão institucional. “Esperamos que o workshop seja, de fato, um presente para os servidores do sistema socioeducativo e possa acender mais uma luz no caminho desses guerreiros com a difícil missão de promover o desenvolvimento da socialização desses jovens”, ressalta Adriana.