Juiz da 1ª VIJ-DF participa de evento de promoção do Família Acolhedora
O juiz titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (1ª VIJ-DF), Evandro Neiva de Amorim, participou de cerimônia da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes) para promover o programa Família Acolhedora, nesta quinta-feira (19). O encontro reuniu representantes do Judiciário, Executivo, Legislativo e do sistema de garantias de direitos infantojuvenil do DF.
Família Acolhedora é o nome do serviço de acolhimento por meio do qual famílias voluntárias da comunidade recebem em suas próprias casas crianças ou adolescentes que foram temporariamente afastadas do convívio familiar por meio de medidas protetivas. A iniciativa permite cuidados individualizados aos jovens em ambiente familiar e afetuoso. O principal objetivo é facilitar o retorno da criança ao convívio com seu núcleo familiar de origem, quando possível, ou, na impossibilidade dessa reintegração, buscar alternativas como o encaminhamento para adoção.
Lançado em 2019 no DF, o serviço é executado pelo Aconchego – Grupo de Apoio à Convivência Familiar e Comunitária –, uma entidade civil, sem fins lucrativos, por meio da parceria firmada com a Sedes. Atualmente, a Secretaria tem dois termos de colaboração assinados com o Grupo Aconchego, responsável pela gestão do Família Acolhedora. O primeiro, válido até outubro de 2024, prevê o atendimento de até 20 crianças com idade até 6 anos. Já o segundo, em vigor até 2028, oferece 45 vagas para a faixa que vai até 18 anos.
Durante a cerimônia, autoridades convidadas reforçaram a importância do serviço de acolhimento e a necessidade de ampliação de sua divulgação. Entre o presentes estiveram o governador do DF, Ibaneis Rocha; a primeira-dama, Mayara Noronha Rocha; a senadora Damares Alves; a secretária de estado de desenvolvimento social do DF, Ana Paula Marra; a presidente do Aconchego, Soraya Pereira; e a coordenadora do Família Acolhedora no DF, Júlia Salvagni.
Sobre o programa
Quem quiser participar do projeto deve morar no Distrito Federal, ser maior de 18 anos e não estar inscrito no Sistema Nacional de Adoção. Além disso, é preciso ter disponibilidade afetiva, habilidade para ser cuidador e não ter antecedentes criminais. Todas as configurações familiares podem participar do projeto.
As inscrições no programa podem ser feitas no site do grupo Aconchego, pelos telefones (61) 3963-5049 e 3964-5048, pelo e-mail familiaacolhedora.aconchego@gmail.com ou pessoalmente pelo endereço SHIGS Quadra 709, Bloco M, Casa 4, Asa Sul. As famílias selecionadas são capacitadas e acompanhadas por uma equipe técnica.
Saiba mais sobre programa
Instagram: @aconchegodf
E-mail: familiaacolhedora.aconchego@gmail.com
site: www.familiaacolhedora.org.br
Vídeo sobre Família Acolhedora: https://atalho.tjdft.jus.br/4GBkCa.
*Com informações da SEDES-DF.