Ouvidoria do TJDFT escuta servidores em visita ao Fórum da Infância

por Daphne Arvellos — publicado 2023-10-25T15:09:29-03:00

Ouvidoria VIJMagistrados e servidores do Fórum da Infância e da Juventude do Distrito Federal participaram de encontro com o juiz colaborador da Ouvidoria do TJDFT, Mário Jorge Panno de Mattos, e servidoras da unidade nessa terça-feira (24). A atividade integra o projeto Ouvidoria Presente, que contempla uma série de visitas do Ouvidor-Geral da Justiça do DF, Desembargador Josaphá Santos, e de sua equipe a fóruns do TJDFT com o propósito de recepcionar demandas internas e fortalecer o relacionamento de servidores com a Ouvidoria.

Durante a visita, foram feitas explanações sobre as funções da Ouvidoria, com objetivo de apresentar e desmitificar o trabalho realizado por ela. “Muitos conhecem a Ouvidora apenas por nome, mas não têm uma adequada noção do trabalho. Outros ainda a relacionam como fonte de reclamações, denúncias”, disse o juiz Mario Jorge Panno de Mattos. O magistrado reforçou que o papel central da Ouvidoria é servir de ponte entre o Tribunal e os seus usuários, incluindo o público interno, cuja importância foi destacada. “Há um fluxo bilateral aqui: é desejável e incentivado que vocês sejam não apenas demandados pela Ouvidoria, mas também demandantes. Colocamos a Ouvidoria à disposição do público interno”, falou .

Além do tratamento pontual de manifestações, chamou-se atenção para o trabalho estratégico desenvolvido pela Ouvidoria a partir das demandas que chegam até ela. “A ouvidoria tem um segundo papel de revelar a parte estratégica, mostrando pontos que precisam de maior atenção,  fornecendo subsídios para tomada de melhorias”, explicou a secretária da Ouvidoria-Geral, Marília Barcelos.

O juiz colaborador e a secretária-geral da Ouvidoria reforçaram a necessária parceria dos gestores e servidores para a promoção da cidadania e o aprimoramento democrático da gestão do Poder Judiciário, encorajando-os ao maior contato com a unidade. Como exercício prático, servidores presentes no encontro puderam compartilhar demandas, dúvidas e outras contribuições da Justiça da Infância e da Juventude, que foram acolhidas pela equipe da Ouvidoria.

Além dos servidores, o Fórum da Infância e da Juventude foi representado no encontro pelos juízes titular e substituto da 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (1ª VIJ-DF), Evandro Neiva de Amorim e Redivaldo Dias Barbosa, respectivamente; pelo juiz titular da 2ª VIJ-DF, Márcio da Silva Alexandre; e pelo diretor-geral administrativo da 1ª VIJ-DF, Carlos Cesar Ricken Vanderlinde.