Fortalecimento da Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente

última modificação: 2020-02-28T18:05:07-03:00

Efetivar os direitos da criança e do adolescente é uma tarefa prioritária que impõe aos atores da rede de proteção da criança e do adolescente uma série de desafios e exige condições mínimas e adequadas de atuação profissional, destacando-se a necessidade contínua de capacitação.  

Nesse sentido, o programa Anjos do Amanhã acolhe demandas e propõe alternativas destinadas à qualificação desses agentes, pautada pelo trinômio cuidado, autocuidado e capacitação, entendendo que a capacitação estrita, sem considerar a escuta e a necessidade de ”cuidar de quem cuida”, contraria uma visão sistêmica dos operadores sociais, mostrando-se improdutiva.

Encontro Entidades de Acolhimento.jpg#transformebrasilia.jpg

Encontro dos Serviços de Acolhimento de Crianças e Adolescentes do DF – Desafios, Perspectivas e Soluções Criativas, realizado pela Vara da Infância e da Juventude em parceria com a empresa Íthaka. Jornada de dois dias de imersão destinada aos profissionais de entidades acolhedoras e de órgãos ligados à rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente, que elaboraram propostas de solução de problemas visando à melhoria dos serviços de acolhimento infantojuvenil no DF, com apoio voluntário de facilitadores gabaritados em metodologias colaborativas, como design thinking, facilitação gráfica e coaching, entre outras, sob a coordenação de Bia Barros, cocriadora da Íthaka.

Período: agosto de 2018.

Cilco de Oficinas TOCAR.jpg

Ciclo de Oficinas do Instituto Tocar direcionadas a quatro entidades de acolhimento do DF, para promover a afetividade na interação com crianças e adolescentes acolhidos.

Período: setembro de 2018 a junho de 2019.

Comunicação Não Violenta.jpeg

Curso Comunicação Não Violenta com a facilitadora Edisa Lopes para voluntários do Anjos do Amanhã, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e cuidadores sociais das instituições de acolhimento e profissionais de unidades executoras de medidas socioeducativas.

Período: outubro 2019.

Curso Perdão e Reconciliação.jpg

Curso Perdão e Reconciliação, promovido pela Escola de Perdão e Reconciliação -  ESPERE, destinado às equipes técnicas, cuidadores e dirigentes das instituições de acolhimento, equipes das unidades de medidas socioeducativas, voluntários da Rede Solidária e servidores da VIJ-DF.

Período: setembro a dezembro de 2019.