Reconhecimento de Firma

1. O que é reconhecimento de firma?

É uma declaração pela qual o tabelião confirma a autenticidade ou semelhança da assinatura de determinada pessoa em um documento. Não se refere ao conteúdo do documento, mas tão somente à autenticidade da assinatura.

2. O que é um reconhecimento de firma por autenticidade?

Ato de reconhecimento de assinatura em que o usuário comprova, pessoalmente, que é signatário do documento apresentado para o reconhecimento de firma. 

3. O que é um reconhecimento de firma por semelhança?

O reconhecimento de assinatura é realizado por semelhança quando o tabelionato certifica que a assinatura aposta no documento confere com a assinatura depositada em seu banco de dados. Ou seja, o reconhecimento foi feito por meio da comparação da assinatura constante no documento com a assinatura depositada na ficha padrão do usuário, não sendo necessário o comparecimento pessoal do signatário para o ato de reconhecimento de firma. 

4. O que é necessário para abrir firma em cartório?

Abertura de firma é o ato em que o interessado deixa sua assinatura depositada em cartório, mediante o preenchimento da ficha de abertura de firma e a apresentação dos seguintes documentos ORIGINAIS:

  • RG e CPF.
  • A cédula de identidade pode ser substituída pelos seguintes documentos: 
  • Carteira Nacional de Habilitação - modelo novo (com foto);
  • Carteira de Conselhos Profissionais (ex: OAB, CREA, CRM, CRF, CRO, etc.) .