Voluntariado

última modificação: 2019-07-19T16:38:27-03:00

A fonte principal dos recursos da Rede são os voluntários, haja vista que os recursos próprios do programa são o efetivo de servidores e a infraestrutura oferecida pela VIJ/DF.
 

Desde sua fundação, a RSAA possui um cadastro de aproximadamente 200 voluntários, entre pessoas físicas, jurídicas e entidades não governamentais.


A captação dos recursos humanos (serviços voluntários) e materiais (doações de bens) é feita por meio de inscrição no site da RSAA e viabilizada por campanhas e divulgação nas mídias.


Poderá se tornar voluntário qualquer cidadão maior de 18 anos, desde que não acarrete ônus para o Poder Judiciário local, nos termos da Lei Federal n. 9.608, de 18 de fevereiro de 1998;


O voluntário que se cadastra na RSAA é inserido no eixo de atuação que mais se compatibiliza com suas competências, habilidades e recursos disponíveis, conforme demanda de cada programa e necessidade de nosso público-alvo.


A prestação de serviço voluntário é formalizada por meio da assinatura do Termo de Adesão celebrado entre a RSAA-VIJ/DF e o voluntário, dele devendo constar o objeto e as condições de seus exercício.


A RSAA oferece Declaração de Participação por Serviço Voluntário, efetivamente prestado, e, periodicamente, promove cerimônia de homenagem aos voluntários, contemplando Certificado de Reconhecimento (para pessoas físicas) e Estatueta Símbolo da VIJ-DF (para pessoas jurídicas).

 

Certificado de Reconhecimento

Estatueta Símbolo da VIJ/DF