Fortalecimento da Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente

última modificação: 2020-08-04T15:15:23-03:00

Efetivar os direitos da criança e do adolescente é uma tarefa prioritária, que  impõe aos atores rede de proteção da  criança e do adolescente uma série de desafios e exige condições mínimas e adequadas de atuação profissional, destacando-se a necessidade contínua de capacitação.  

Nesse sentido, o Anjos do Amanhã acolhe demandas e propõe  alternativas destinadas à qualificação desses agentes, pautada pelo trinômio cuidado, autocuidado e capacitação, entendendo que a capacitação estrita, sem considerar a escuta e a necessidade de ´”cuidar de quem cuida” contraria uma visão sistêmica dos operadores sociais, mostrando-se improdutiva.

  • Encontro dos Serviços de Acolhimento de Crianças e Adolescentes do DF – Desafios, Perspectivas e Soluções Criativas

Encontro Entidades de Acolhimento.jpg

#transformebrasilia.jpg

Realizado pela  Vara da Infância e da Juventude em parceria com a empresa Íthaka. 

Jornada de dois dias de imersão destinada aos profissionais de entidades acolhedoras e de órgãos ligados à rede de proteção dos direitos da criança e adolescente, que elaboraram propostas de solução de problemas visando à melhoria dos serviços de acolhimento infantojuvenil no DF, com apoio voluntário de facilitadores gabaritados em metodologias colaborativas, como design thinking, facilitação gráfica e coaching, entre outras, sob a coordenação de Bia Barros, cocriadora da Íthaka.

Período: Agosto de 2018.

  • Ciclo de Oficinas do Instituto Tocar


Cilco de Oficinas TOCAR.jpg

Oficinas direcionadas a quatro entidades de acolhimento do DF, para promover a afetividade na interação com crianças e adolescentes acolhidos.

Período: setembro de 2018 a junho de 2019.

  • Curso Comunicação Não Violenta

Comunicação Não Violenta.jpeg

Curso realizado com a facilitadora Edisa Lopes para voluntários do Anjos do Amanhã, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e cuidadores sociais das instituições de acolhimento e profissionais de unidades executoras de medidas socioeducativas.

Período: outubro 2019.

  • Curso Perdão e Reconciliação

Curso Perdão e Reconciliação.jpg

Curso promovido pela Escola de Perdão e Reconciliação -  ESPERE, destinado às equipes técnicas, cuidadores e dirigentes das instituições de acolhimento, equipes das unidades de medidas socioeducativas, voluntários da Rede Solidária e servidores da VIJ/DF.

Período: setembro a dezembro de 2019.