Doação de Sangue

A necessidade de sangue é constante. Transfusões de sangue fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes todos os dias. A contribuição de quem doa sangue é muito importante para manter o estoque necessário às necessidades dos hospitais. Não é preciso um motivo especial para doar sangue. Não importa a razão, após a doação você se sentirá bem sabendo que ajudou alguém.
por Pró-Vida — publicado 2017-03-23T15:56:00-03:00

O Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do TJDFT - Pró-Vida tem incentivado magistrados e servidores a adotarem a prática de doar  sangue, regularmente. A doação pode ser realizada na Fundação Hemocentro de Brasília, de segunda a sábado, de 7 as 18h, no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 03, conjunto A, Bloco 03 - Asa Norte.

Essa iniciativa ratifica a responsabilidade social do Tribunal, que está sempre atento em contribuir para uma sociedade mais fraterna. Juntos, teremos a chance de melhorar a realidade de diversos portadores de doenças do sangue e daqueles com outras necessidades.

Doar sangue, além de ser um ato de cidadania, é um ato de amor. O seu sangue pode ajudar a salvar vidas. O sangue e seus hemocomponentes destinam-se aos pacientes que necessitam de tratamento transfusional, ou seja, aqueles que precisam de sangue em função de doenças hematológicas, câncer, cirurgias, hemorragias, anemias e outros casos clínicos.

Para incentivar as pessoas a doarem sangue existem algumas datas comemorativas. No dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue e o dia 25 de novembro é o Dia Internacional do Doador Voluntário, e geralmente durante esta semana comemora-se a Semana Nacional de Doação de Sangue.

 Para doar sangue, a pessoa deve ter de 18 a 65 anos, pesar acima de 50 quilos, gozar de boa saúde (de acordo com avaliação médica do Hemocentro), estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter realizado exercícios físicos antes da doação, não ter ingerido bebida alcoólica, entre outras restrições. 

Se a doação for feita pela manhã, o doador não poderá estar em jejum, devendo alimentar-se com leite de soja ou desnatado, suco, frutas (menos abacate e jaca), café, chá, pão com geléia. Não é permitida ingestão de leite integral e seus derivados (manteiga, queijo, iogurte) ou alimentos gordurosos, até três horas antes da doação. O voluntário deve ainda ingerir dois copos de água antes do procedimento. 

Nos casos de doações vespertinas, deve-se realizar o procedimento duas horas após o almoço, obedecendo ao período da digestão. A alimentação do almoço deve ser normal com carnes grelhadas, saladas, arroz e feijão. É importante não ingerir alimentos gordurosos (frituras, ovos, massas, maionese, sorvete e chocolate), e tomar dois copos de água antes do procedimento. 

É importante lembrar que não podem ser doadores os portadores de doenças infecto-contagiosas como Sífilis, AIDS, Chagas, Malária, Hepatite B ou C. Pessoas com múltiplos parceiros sexuais ou parceiros de portadores do HIV também não podem doar. Aqueles que mantiveram relação sexual sem o uso do preservativo nos últimos 12 meses, usuários de drogas injetáveis e mulheres grávidas, amamentando ou que tiveram aborto nos últimos 03 meses deverão abster-se de doar sangue. Esses cuidados são importantes para que outras pessoas não venham a ser contaminadas com o sangue doado. Faça a sua parte e doe sangue.