Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios
FEST 2013 - “Viver direito: um trabalho de todos. Elabore-se!”.

FEST 2013 - “Viver direito: um trabalho de todos. Elabore-se!”.

Mais de mil servidores participaram do FEST Saúde 2013. O tema escolhido este ano foi A Saúde Integral dos Servidores e Magistrados. As atividades programadas contemplaram três áreas: a saúde física; a saúde psíquica; e a saúde socioambiental.

por PRÓ-VIDA — publicado 22/09/2016

 

Os servidores compareceram às palestras, oficinas, atividades e exames de saúde em todos os fóruns do Distrito Federal, exceto no fórum de Planaltina, que está em reforma. Um dos motivos desse resultado foi a união, nesta edição, de três setores: do Centro de Assistência Multidisciplinar/ Secretaria de Saúde CAM/SESA, da Coordenação de Gestão Socioambiental- COGESA e do Núcleo de Inclusão -NIC, o que fortaleceu o evento.  

Neste ano houve um stand da Rede Solidária Anjos do Amanhã no FEST com divulgação da Rede e continuação da campanha de doação de brinquedos para as crianças e adolescentes atendidos pela VIJ. A Rede pediu aos servidores que colaborassem fazendo doações de itens pedagógicos para crianças como: quebra-cabeças, jogos, bolas, cordas, bambolê, livros infanto juvenis, massinha de modelar, brinquedos de encaixe e maletas de pintura.

O NIC também participou do festival com um stand onde foi distribuído material sobre inclusão e diversidade; e também aconteceu a Oficina dos Sentidos, incluindo o Café Inclusivo.

A COGESA trouxe exposições fotográficas, palestras, oficinas, vídeos, feira orgânica e stands. O FEST 2013 integrou as ações implantadas para atingir o objetivo de Responsabilidade Socioambiental do Planejamento Estratégico 2010-2016, do TJDFT.

Uma outra ação que integrou o Festival de Saúde Total do TJDFT – FEST 2013 foi o movimento internacional "Outubro Rosa", do qual o TJDFT  participou pela terceira vez. Durante todo o mês de outubro, a fachada do Palácio de Justiça foi iluminada na tonalidade rosa, como forma de divulgar a luta no combate ao câncer de mama.

Para a coordenadora do CAM, Marcella Bittencourt, o FEST 2013 superou as expectativas. “Esse FEST teve uma movimentação muito superior aos outros anos. Esse é o evento em que comemoramos o dia do servidor, a preocupação da SESA é com o cuidar, a responsabilidade de cada um, com o olhar preventivo”, disse. 

Adriana Tostes, coordenadora da COGESA, disse que “o balanço do FEST foi super positivo. Os servidores demonstraram bastante interesse em colaborar com as ações socioambientais do Tribunal”. 

Para a coordenadora do NIC, Maria José da Silva, o saldo da participação do Núcleo no FEST foi positivo. “O FEST foi bom. No primeiro dia, 22 servidores participaram das atividades do NIC que foram a Oficina dos Sentidos e o Café Inclusivo. No segundo dia, foram 24 servidores, no terceiro dia 26 pessoas e no quarto dia foram 32, um total de 104 participantes”, disse. 

O FEST foi realizado em comemoração ao dia do servidor público, dia 28/10. Foi um evento dedicado à informação e à prevenção de doenças crônicas, diminuição do estresse e promoção de qualidade de vida. As atividades do evento contemplaram três áreas: a saúde física; a saúde psíquica e a saúde socioambiental. 

Os servidores ficaram bastante satisfeitos com a iniciativa do TJDFT. "Gostei, fiz exames de saúde e acho que tem que repetir o FEST mais vezes. O evento mostra que o Tribunal está engajado no cuidado com os servidores, nas questões de sustentabilidade e inclusão", disse Anderson Sá, da SERGET.

O FEST é uma ação do Pró-Vida, Programa de Qualidade de Vida do TJDFT, coordenado pela Coordenadoria de Assistência Multidisciplinar- CAM, que integra a Secretaria de Saúde do TJDFT -SESA.