Campanhas e Eventos

Campanhas de Saúde

Doação de Medula Óssea Doação de Medula Óssea

A Campanha de doação de medula óssea fez parte do Projeto de Captação de Doadores de Medula Óssea (PRODOM), um projeto institucional da Presidência do Tribunal, desenvolvido por meio da SESA. Todos os anos, no Brasil, cerca de sete mil pessoas descobrem que estão com leucemia ou outras doenças do sangue. Para elas, a única esperança de vida é o transplante de medula óssea. Porém, a chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a uma em cem mil. Nesse contexto, o PRODOM buscou promover a conscientização do público interno e externo sobre a importância da doação e, com isso, aumentar o número de doadores voluntários no cadastro nacional de doadores de medula óssea.

Doação de Sangue Doação de Sangue

A necessidade de sangue é constante. Transfusões de sangue fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes todos os dias. A contribuição de quem doa sangue é muito importante para manter o estoque necessário às necessidades dos hospitais. Não é preciso um motivo especial para doar sangue. Não importa a razão, após a doação você se sentirá bem sabendo que ajudou alguém.

Campanha de Vacinação Campanha de Vacinação

Além da vacina contra a gripe existem outros tipos de vacinas que precisam estar na carteira de vacinação dos adultos. Isso porque as doenças crônicas que se manifestam mais na vida adulta são fortes indicadores de que o individuo precisa se vacinar. O Pró-Vida tem realizado campanhas de vacinação durante os Festivais de Saúde que acontecem uma vez por ano no Tribunal.

Campanha da Febre Zica Campanha da Febre Zica

O objetivo foi alertar e informar as pessoas sobre a Febre Zika e os efeitos que esta doença vem apresentando, principalmente nos bebês de mães que a contraíram durante a gestação .

Outubro Rosa Outubro Rosa

O objetivo é alertar as pessoas para a importância dos exames para detecção precoce do câncer de mama.

Novembro Azul Novembro Azul

O objetivo é alertar as pessoas para a importância dos exames para detecção precoce do Câncer de próstata.

Setembro Amarelo Setembro Amarelo

O objetivo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio em alusão à campanha intitulada Setembro Amarelo.

Eventos de Saúde

Festival de Saúde Total Festival de Saúde Total

O Festival de Saúde Total do TJDFT é um evento realizado anualmente em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28/10.

Especialmente Mulher Especialmente Mulher

O "Especialmente Mulher" é um evento anual dedicado à celebração do Dia Internacional da Mulher. Este evento reflete nosso compromisso constante com o desenvolvimento, saúde e bem-estar das mulheres em nossa comunidade.

Eventos Externos Eventos Externos

São organizados pelo TJDFT, periodicamente, eventos de qualidade de vida para os Servidores em áreas externas ao tribunal, como por exemplo caminhadas com o tema de prevenção ao tabagismo e outras atividades que promovem exercício físico em geral ao ar livre.

Palestras Palestras

Com frequência são organizadas palestras de saúde preventiva, com temas diversificados e multidisciplinares: Saúde financeira, Prevenção ao Suicídio, Yoga e Meditação, Gestão do Estresse, Prevenção ao Câncer, etc...

FEST Saúde Total Anteriores

FEST 2010 – “Saúde total: a família em foco” FEST 2010 – “Saúde total: a família em foco”

O Festival de Saúde Total do Tribunal - FEST 2010, trouxe uma programação imperdível. O tema escolhido foi “Saúde Total: a família em foco”. Durante os dias 18 a 22 de outubro, magistrados, servidores, terceirizados e estagiários tiveram a oportunidade de assistir a diversas palestras sobre temas variados, participar de oficinas e muitas outras atividades.

FEST 2011 – “E essa tal felicidade... hei de encontrar!”. FEST 2011 – “E essa tal felicidade... hei de encontrar!”.

O FEST, que existe desde o ano 2000, é desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Tribunal e já se tornou uma tradição na Justiça do DF. Este ano, o evento girou em torno do tema “felicidade” e teve sua programação ampliada para sete Fóruns: Brazlândia, José Júlio Leal Fagundes, Núcleo Bandeirante, Samambaia, Sobradinho, Taguatinga e Vara da Infância e da Juventude, além do Fórum de Brasília.

FEST 2012 – “Bem estar e qualidade de vida no trabalho” FEST 2012 – “Bem estar e qualidade de vida no trabalho”

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios - TJDFT realizou em 2012, mais uma edição do Festival de Saúde Total – o FEST. Promovido pela Secretaria de Saúde do Tribunal, o evento, que já se tornou tradição na Casa, é voltado para o público interno e aconteceu de 23 a 26/10.

FEST 2014 - “A sustentável leveza de ser: saudável, inclusivo e consciente no consumo”. FEST 2014 - “A sustentável leveza de ser: saudável, inclusivo e consciente no consumo”.

No mês em que se comemora o Dia do Servidor Público, o TJDFT presenteou os magistrados e servidores com o tradicional Festival de Saúde Total. O FEST de 2014 teve como tema “A sustentável maneira de viver: saudável, inclusiva e consciente no consumo”. Mais uma vez foram reunidas ações de promoção de saúde, prevenção de doenças, inclusão de pessoas com deficiência, e consumo consciente em respeito ao meio ambiente, numa parceria entre a Coordenadoria de Assistência Multidisciplinar - CAM, o Núcleo de Inclusão - NIC e a Coordenação de Gestão Socioambiental - COGESA.

FEST 2015 – “Vivemos mais. Mas, vivemos melhor?” FEST 2015 – “Vivemos mais. Mas, vivemos melhor?”

O Festival de Saúde Total do TJDFT – FEST é realizado todos os anos em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28/10. Em 2015, com o tema "Vivemos mais! Vivemos melhor?", o evento reuniu ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças, de inclusão de pessoas com deficiência e de consumo consciente, em respeito ao meio ambiente.

Inscrições Abertas

Plano de Ação da SESA

Atualmente não existem itens nessa pasta.

Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea - Junho Vermelho

por T318320 — publicado 2021-06-10T16:18:02-03:00

O Programa de Qualidade de Vida no Trabalho – Pró-Vida do TJDFT promove campanha de doação de sangue e de cadastro de doadores de medula óssea, em alusão ao “Junho Vermelho”, que tem o objetivo de estimular a doação periódica de sangue e incentivar o espírito de solidariedade e de amor ao próximo. Que tal participar desse lindo gesto que salva vidas?

Interessados devem agendar sua doação pelo site: agenda.df.gov.br
Ou ligar 160, opção 2, ou ainda pelo número 0800 644 0160 (atendimento telefônico de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h).
No dia da doação, os inscritos devem informar que estão participando da campanha do TJDFT e solicitar declaração da doação.
O agendamento para doação é obrigatório durante a pandemia. No caso do cadastro como doador de medula óssea, o agendamento deve ser feito apenas pelo site. Caso deseje realizar tanto a doação de sangue quanto o cadastro como doador de medula óssea, deve ser realizado apenas o agendamento para doar sangue e quando chegar, no balcão do registro, a pessoa deve informar que está agendada para sangue e que deseja também se cadastrar para doação de medula óssea.
Para doação em grupo, agende pelos telefones (61) 3327-4447 ou (61) 3327-4413. O grupo deve ter 10 ou 15 pessoas. O Hemocentro disponibiliza transporte gratuito para fazer o trajeto de ida e volta entre a fundação e qualquer ponto do Distrito Federal.
Os estoques de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília estão em níveis muito baixos e críticos para vários grupos sanguíneos. Em maio, houve queda no número de doações e a diminuição no movimento de doadores vem sendo registrada no mesmo período em que as cirurgias eletivas foram retomadas e novas unidades hospitalares, como os hospitais de campanha, iniciam suas atividades.
No TJDFT, temos o exemplo da servidora, Gabriela Lins Lago Gonçalves, enfermeira da Secretaria de Saúde do Tribunal. Ela tem aplasia medular idiopática e precisa de transfusão sanguínea para manter o nível satisfatório de plaquetas, enquanto não acontece o transplante de medula.
Importante saber
A doação de sangue e o cadastro para doação de medula óssea são dois procedimentos diferentes.
A doação de sangue é um ato de solidariedade e cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. É um procedimento rápido, fácil e seguro. A duração média da doação é de 50 minutos a uma hora, incluindo o tempo de todo o processo: cadastro, pré-triagem, triagem, coleta do sangue e lanche. No momento da doação serão retirados aproximadamente 450 ml de sangue, que serão coletados em uma bolsa plástica com todos os seus componentes descartáveis.
O cadastro como doador de medula óssea é feito através da coleta de 10 ml de sangue. Essa pequena amostra de sangue será examinada para determinar as características genéticas do doador. Os dados do doador e os resultados do exame serão inseridos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Em caso de surgir um paciente com compatibilidade, o doador será chamado para realizar a doação. No Brasil, a chance de se obter a compatibilidade entre pessoas não aparentadas é de uma em 100 mil.
Principais dúvidas
Tive Covid-19, posso doar sangue?
Quem teve Covid-19 deve aguardar 30 dias após o desaparecimento completo dos sintomas para se candidatar à doação de sangue.
O teste para Covid-19 não é feito pelo Hemocentro de Brasília, pois há evidências científicas de que a doença não é transmitida pelo sangue. O doador precisa estar saudável para realizar o ato. Em caso de qualquer sintoma como febre, tosse, irritação ou dor de garganta, não comparecer ao Hemocentro.
Tomei a vacina para Covid-19, posso doar sangue?
Especificamente sobre as vacinas contra Covid-19, o Ministério da Saúde atualizou os critérios de impedimento e estabeleceu que pessoas imunizadas com a Coronavac devem aguardar dois dias para se candidatar à doação de sangue, enquanto as imunizadas com a Oxford/AstraZeneca ou Pfizer/BioNTech devem aguardar sete dias para doar sangue.
É seguro ir ao Hemocentro?
Desde a declaração de pandemia do coronavírus pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Fundação Hemocentro de Brasília adotou medidas de precaução. As rotinas de limpeza e desinfecção das áreas comuns se tornaram mais frequentes, e o espaço entre as cadeiras das salas de espera e as da sala de coleta foi ampliado.
O candidato à doação de sangue também precisa se manter atento às orientações preventivas: utilizar máscara, lavar as mãos com água e sabão, higienizá-las com álcool em gel, manter distância das outras pessoas. Em caso de qualquer sintoma como febre, tosse, irritação ou dor de garganta, não comparecer ao Hemocentro.
Requisitos básicos para doação de sangue:
· Estar em boa condição de saúde.
· Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, precisam vir com um responsável para doar);
· Pesar no mínimo 51kg;
· Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
· Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
· Ter repousado bem na noite antes da doação;
· Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
Observações:
Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.
É importante lembrar que o intervalo entre as doações de sangue é de 90 dias para as mulheres e de 60 dias para os homens. Sendo que as mulheres podem doar no máximo 3 vezes durante um período de 12 meses e os homens podem doar 4 vezes.
Requisitos básicos para cadastro como doador de medula óssea:
· Ter entre 18 e 55 anos de idade;
· Estar em bom estado geral de saúde;
· Não ter doença infecciosa ou incapacitante;
· Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
Obs.: Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.