Pílulas de Saúde

 

INFORME DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS INFORME DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS

O que são coronavírus? Os coronavírus (CoV) compõem uma grande família de vírus, conhecidos desde meados da década de 1960, que receberam esse nome devido às espículas na sua superfície, que lembram uma coroa (do inglês crown). Podem causar desde um resfriado comum até síndromes respiratórias graves, como a síndrome respiratória aguda grave (SARS, do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome) e a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS, do inglês Middle East Respiratory Syndrome). Os vírus foram denominados SARS-CoV e MERS-CoV, respectivamente.

Cuidados com a pele no verão Cuidados com a pele no verão

Raios solares são mais intensos nessa época do ano, aumentando o risco de queimaduras, câncer de pele, entre outros problemas de saúde

Herpes zoster Herpes zoster

Herpes é uma doença causada por dois tipos de vírus: o Vírus Varicela-Zóster (VVZ), que causa catapora (varicela) e também o popularmente conhecido cobreiro (herpes zóster) e os herpesvírus tipo 1 e tipo 2, que causam o chamado herpes simplex.

Por que as mulheres têm tanta dor nas costas? Por que as mulheres têm tanta dor nas costas?

Quem nunca ouviu alguma mulher reclamar de dor nas costas devido ao excesso de peso na bolsa? Ou que ela não consegue mais andar sem sapato de salto alto em decorrência de dores nos pés? Qualquer tipo de dor na lombar é sempre um sinal de que algo está errado e merece atenção especial.

Câncer de próstata Câncer de próstata

Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Saúde bucal: aprenda a se prevenir de doenças que acometem a boca Saúde bucal: aprenda a se prevenir de doenças que acometem a boca

Muitas pessoas cuidam da saúde do corpo, mas esquecem uma importante parte dele: a boca. Escovação correta, uso do fio-dental e visitas periódicas ao dentista são ações simples que evitam patologias como a cárie e a doença periodontal. E o Dia Nacional da Saúde Bucal, lembrado no dia 25 de outubro, objetiva alertar as pessoas sobre estes problemas.

Às vezes fingimos estar cansados, quando na realidade estamos tristes Às vezes fingimos estar cansados, quando na realidade estamos tristes

Às vezes nos sentimos desiludidos, embrulhados em um tédio e vazio todos os dias. Quando nos perguntam o que acontece conosco, fingimos que estamos cansados, apenas isso e nada mais. No entanto, por trás dessa exaustão sem motivo ou razão está a tristeza, companheira que se instala sem permissão em nossa mente e coração para inocular apatia e meditação.

Álcool e Fígado Álcool e Fígado

O consumo médio de álcool por pessoa Brasil e no mundo é de, respectivamente, 8.9 e 6.0 litros por ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o uso abusivo do álcool causa mais de 3 milhões de mortes por ano. Há estreita relação entre a quantidade de álcool consumida e a frequência de problemas relacionados ao seu uso. A maioria das mortes, atribuídas ao álcool, é decorrente de causas cardiovasculares seguidas por acidentes automobilísticos, doenças do tubo digestivo, incluindo cirrose hepática e pancreatite crônica, e câncer.

Outubro Rosa Outubro Rosa

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Precisamos falar mais da doença de Alzheimer Precisamos falar mais da doença de Alzheimer

O dia 21 setembro é o dia mundial do Alzheimer, data em que se marca a necessidade de defesa e conscientização da sociedade, sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado ofertado, bem como do apoio e suporte aos familiares e cuidadores das pessoas que vivem com a doença de Alzheimer. A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta por deterioração cognitiva e da memória, comprometendo as atividades de vida diária e provocando alterações comportamentais. Essa doença afeta mais os idosos, sendo responsável por mais da metade dos casos de demência na população com mais de 65 anos.

Precisamos falar mais da doença de Alzheimer Precisamos falar mais da doença de Alzheimer

O dia 21 setembro é o dia mundial do Alzheimer, data em que se marca a necessidade de defesa e conscientização da sociedade, sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado ofertado, bem como do apoio e suporte aos familiares e cuidadores das pessoas que vivem com a doença de Alzheimer. A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta por deterioração cognitiva e da memória, comprometendo as atividades de vida diária e provocando alterações comportamentais. Essa doença afeta mais os idosos, sendo responsável por mais da metade dos casos de demência na população com mais de 65 anos.

Depressão: causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção Depressão: causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.

Setembro amarelo - mês da prevenção do suicídio Setembro amarelo - mês da prevenção do suicídio

Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

Narguilé pode causar câncer e outras doenças Narguilé pode causar câncer e outras doenças

Um hábito crescente, sobretudo entre os jovens, o uso do narguilé representa um grande perigo à saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que apenas uma hora de uso equivale a tragar 100 cigarros. O consumo pode levar ao aparecimento de câncer de pulmão, doenças cardíacas e respiratórias, além de também causar dependência.

Levar marmita ao trabalho é opção para se alimentar melhor Levar marmita ao trabalho é opção para se alimentar melhor

Correria do dia-a-dia e muito trabalho não são desculpas para nos rendermos aos alimentos prontos! Mesmo com uma infinidade de atrativos como os fast foods e a grande oferta de alimentos que prometem preparo fácil e rápido, é possível optar por alimentos de verdade, nutritivos e igualmente fáceis de encontrar e preparar.

Exercícios físicos garantem qualidade de vida a idosos Exercícios físicos garantem qualidade de vida a idosos

A Organização Mundial da Saúde estima que, em 2050, a população mundial com idade superior a 60 anos chegue a 2 bilhões. Isso representa um quinto da população mundial! Com o aumento da estimativa de vida vem um grande desafio: como envelhecer saudável?

O que são doenças diarreicas agudas? O que são doenças diarreicas agudas?

As doenças diarreicas agudas (DDA) correspondem a um grupo de doenças infecciosas gastrointestinais. São caracterizadas por uma síndrome em que há ocorrência de no mínimo três episódios de diarreia aguda em 24 horas, ou seja, diminuição da consistência das fezes e aumento do número de evacuações, quadro que pode ser acompanhado de náusea, vômito, febre e dor abdominal. Em geral, são doenças autolimitadas com duração de até 14 dias. Em alguns casos, há presença de muco e sangue, quadro conhecido como disenteria. A depender do agente causador da doença e de características individuais dos pacientes, as DDA podem evoluir clinicamente para quadros de desidratação que variam de leve a grave.

Vitiligo Vitiligo

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados. As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados ao vitiligo. Além disso, alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.

Você tem alergia? Os cuidados devem ser redobrados no inverno! Você tem alergia? Os cuidados devem ser redobrados no inverno!

O frio já começou em algumas regiões do país e coincide com o período mais seco do ano. A combinação perfeita para o aumento da incidência das doenças respiratórias, ressecamento da pele, infecções, resfriados, problemas nos olhos e sangramento nasal.

Ceratocone Ceratocone

É uma doença da córnea tipo ectasia, na qual a córnea aumenta sua curvatura de forma irregular e assume formato de cone. Esta alteração causa astigmatismo com irregularidade, o que leva a distorção das imagens e determina limitação para a eficiência das lentes esfero-cilíndricas de óculos.