Pílulas de Saúde

 

06/4 – Dia Mundial da Atividade Física - Quanto você precisa se exercitar para ter uma Vida Saudável? 06/4 – Dia Mundial da Atividade Física - Quanto você precisa se exercitar para ter uma Vida Saudável?

Em todo o mundo, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes (com idade entre 11 e 17 anos) não praticam atividade física suficiente. Alguns grupos populacionais têm menos oportunidades de terem uma vida mais ativa, entre eles: meninas, mulheres, pessoas idosas, com menos recursos financeiros, com deficiências e doenças crônicas, populações marginalizadas e povos indígenas.

Dia Mundial da Saúde Bucal Dia Mundial da Saúde Bucal

Dia 20 de março, dia mundial da SAÚDE BUCAL, ótimo momento para refletirmos sobre os nossos cuidados de higienização e sobre o nível de bem estar que o nosso sorriso pode gerar. Estamos há um ano dentro de um cenário inimaginável, a pandemia, e isso impactou nos cuidados relacionados à saúde bucal.

Entenda a importância do sono para o nosso organismo Entenda a importância do sono para o nosso organismo

Não é novidade ou segredo: dormir bem é essencial para conseguir realizar as tarefas diárias com disposição e vigor. Sem uma noite de sono adequada, vários aspectos podem ser prejudicados, como produtividade no trabalho e o humor. Além disso, o descanso é importante para a saúde e colabora no equilíbrio do organismo e no melhor funcionamento dele. Por isso, o tempo e a qualidade do sono são fundamentais para o bem-estar e também para a reposição de energia.

Saúde da mulher é mais do que cuidados ginecológicos Saúde da mulher é mais do que cuidados ginecológicos

No Dia Internacional da Mulher, o Blog da Saúde lembra que toda mulher tem direito ao acesso e à avaliação integral da sua saúde, com atendimento multiprofissional e olhar clínico, psicossocial e funcional para ter uma boa qualidade de vida.

Alcoolismo em mulheres Alcoolismo em mulheres

A metabolização do álcool é mais lenta nas mulheres que nos homens, por isso alcoolismo crônico em mulheres e suas consequências progridem mais rapidamente nelas.

20/02 - Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo 20/02 - Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

Saiba mais sobre a CoronaVac e a vacinação contra a Covid-19 no Brasil Saiba mais sobre a CoronaVac e a vacinação contra a Covid-19 no Brasil

O novo coronavírus, causador da COVID-19, mobilizou o mundo em torno do desenvolvimento de vacinas. Duas já foram aprovadas para uso emergencial no Brasil pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): a CoronaVac, desenvolvida em parceria pelo laboratório Sinovac e o Instituto Butantan, e a vacina de Oxford, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca e trazida ao Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Novembro Azul alerta para diagnóstico e tratamento do câncer durante a pandemia Novembro Azul alerta para diagnóstico e tratamento do câncer durante a pandemia

Neste ano em que os olhares estão voltados para a pandemia pelo novo coronavírus, muitas doenças continuam existindo e afetando a vida de milhares de brasileiros, entre elas o câncer de próstata. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente para 2020 são esperados 65.840 novos casos, porém podem não ser diagnosticados a tempo por conta do isolamento social.

Você conhece os riscos da hipoglicemia para quem tem diabetes? Você conhece os riscos da hipoglicemia para quem tem diabetes?

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz um hormônio chamado insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz para controlar a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.

Envelhecimento ativo Envelhecimento ativo

Se quisermos que o envelhecimento seja uma experiência positiva, uma vida mais longa deve ser acompanhada de oportunidades contínuas de saúde, participação e segurança. A Organização Mundial da Saúde adotou o termo “envelhecimento ativo” para expressar o processo de conquista dessa visão.