Pílulas de Saúde

 

Como os amigos podem fazer bem ou mal para sua saúde Como os amigos podem fazer bem ou mal para sua saúde

Muitas acham que fazer dieta ou se inscrever numa academia é mais fácil quando amigos e familiares adotam a mesma resolução. Mas nem todas as decisões que afetam a nossa saúde são conscientes e intencionais, já que tendemos a copiar o comportamento de amigos, colegas e parentes que admiramos. Infelizmente, também imitamos os hábitos ruins para a nossa saúde, como fumar ou comer demais. Esse fenômeno ajuda a explicar por que condições não contagiosas, como doenças do coração, derrames e câncer, parecem se espalhar de uma pessoa a outra como uma infecção.

Dia Mundial da Alergia - 8 de julho Dia Mundial da Alergia - 8 de julho

A alergia é uma doença sistêmica, que afeta o corpo como um todo, causada por fatores ambientais e/ou alimentares e que causa muitas complicações nas pessoas diagnosticadas. Felizmente, devido ao avanço da medicina, quando o tratamento é iniciado precoce ou preventivamente, os pacientes convivem bem com ela. Devido a sua importância existe o Dia Mundial da Alergia, celebrado em 08 de julho, como forma de conscientizar as pessoas sobre essa condição clínica. A ideia é apresentar os tratamentos disponíveis e desmistificar alguns conceitos.

1º de julho - Dia da Vacina BCG 1º de julho - Dia da Vacina BCG

A vacina BCG destina-se, principalmente, para a prevenção das formas extrapulmonares graves, cujo risco de adoecimento é mais elevado nos primeiros anos de vida. É uma vacina bacteriana viva atenuada (sem capacidade de produzir doença em indivíduos saudáveis), derivadas de Mycobacterium bovis (bactéria causadora de mastite tuberculosa bovina) e foi incluída no Calendário Básico de Vacinação do Brasil em 1977.

De diarréia à anemia: conheça sintomas das doenças inflamatórias intestinais De diarréia à anemia: conheça sintomas das doenças inflamatórias intestinais

Historicamente, as doenças inflamatórias intestinais (DII) atingem mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, o número de casos novos tem aumentado e se concentra nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, em função do índice de desenvolvimento humano e urbanização — fatores que impactam, sobretudo, nos hábitos de vida da população.

Dia Mundial Sem Tabaco e o impacto sobre o câncer Dia Mundial Sem Tabaco e o impacto sobre o câncer

Todos os anos, em 31 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza a mobilização internacional para o Dia Mundial Sem Tabaco. Em 2023, o tema escolhido pela entidade é “Precisamos de comida, não de tabaco”

Campanha Maio Verde - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma Campanha Maio Verde - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

O mês de maio a cada ano traz uma lembrança importante para a sociedade brasileira. Neste mês, no dia 26, comemora-se o Dia Nacional de Combate à Cegueira pelo Glaucoma. O glaucoma é considerado a principal causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo. Sua prevalência aumenta com a idade, com 4% de portadores para a população acima de 40 anos e entre 15 a 20% de portadores nas pessoas acima de 75 anos.

Como a terapia pode ajudar no tratamento psiquiátrico Como a terapia pode ajudar no tratamento psiquiátrico

A terapia e o tratamento psiquiátrico são processos terapêuticos diferentes, mas que podem se complementar, devido à atenção especializada nos aspectos da mente e das emoções de um indivíduo. Por esse motivo, entender como acontece a relação entre esses dois recursos faz toda a diferença quando o assunto é cuidado com a saúde mental. Muitas pessoas confundem facilmente a atuação de um psiquiatra e de um psicólogo. Isso pode ser um empecilho para tratar diversas doenças e ter mais equilíbrio mental. Sendo assim, o melhor a se fazer é começar compreendendo as diferenças entre esses profissionais e como identificar o momento de pedir ajuda.

05/05 - Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento 05/05 - Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento

Cinco de maio é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, data criada para alertar a população sobre a necessidade de utilização correta desses produtos, conforme a orientação de profissionais de saúde. Nesta data, as autoridades sanitárias também chamam a atenção para os riscos da automedicação. A mobilização em torno do tema conta com o apoio da Anvisa.

Teste genético: descubra o que é, como funciona e para que serve Teste genético: descubra o que é, como funciona e para que serve

Os genes armazenam dados sobre cada um de nós, que são exclusivos, muito individuais. Entre eles, a cor dos olhos, a tendência à calvície, à obesidade e até ao desenvolvimento do câncer e da Doença de Alzheimer.  A partir dos estudos sobre os genes e hereditariedade (a genética), tornou-se possível a criação de exames com potencial para diagnosticar diferentes tipos de doenças genéticas. Para essa descoberta, basta usar amostras como saliva ou sangue. É possível até prever os riscos de desenvolvimento de problemas hereditários, mesmo que a pessoa não apresente sintomas.

26/4 - Dia Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Hipertensão Arterial 26/4 - Dia Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Hipertensão Arterial

A data, instituída pela Lei nº 10.439/2002, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença. A hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9 – o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa. A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireoide ou das suprarrenais. É fundamental diagnosticar a origem do problema, para que seja introduzido o tratamento adequado.

17/4 – Dia Mundial da Hemofilia 17/4 – Dia Mundial da Hemofilia

Ao aumentar a conscientização sobre a hemofilia e outros distúrbios hemorrágicos hereditários é possível aumentar o acesso sustentável e equitativo a cuidados e tratamento. Desde 1989, grupos de pacientes em todo o mundo comemoram anualmente o Dia Mundial da Hemofilia, em 17 de abril, em homenagem ao nascimento de Frank Schnabel, fundador da World Federation of Hemophilia (WFH).

Ortorexia: entenda o transtorno dos obcecados por alimentação saudável Ortorexia: entenda o transtorno dos obcecados por alimentação saudável

Quando a pessoa busca por uma alimentação excessivamente saudável, isso pode sinalizar um transtorno alimentar a Ortorexia. Este é um problema cada vez mais comum. Atinge normalmente adolescentes e adultos jovens, entre 16 e 25 anos, que ainda moram com os pais e vêm restringindo a alimentação, a vida social e o convívio familiar por acreditar que apenas determinado tipo de alimento faz bem para a saúde.

“Tenha orgulho de sua boca”: 20/3 – Dia Mundial da Saúde Oral “Tenha orgulho de sua boca”: 20/3 – Dia Mundial da Saúde Oral

Neste 20 de março, Dia Mundial da Saúde Bucal, o Sistema Conselhos de Odontologia reforça a importância da data em defesa da conscientização para diminuir os índices de cárie, doenças periodontais e perda dos dentes na sociedade. A data foi instituída pela Federação Dentária Internacional (FDI). Para os Conselhos de Odontologia, a melhor forma de cuidar da saúde bucal da população é por meio da disseminação de informação de qualidade sobre o cuidado com a saúde e higiene bucal. Incentivar esses bons hábitos diários, além da visita regular ao Cirurgião-Dentista, que podem resultar em boca e dentes saudáveis e uma saúde integral mais plena.

Dia Mundial do Sono 2023 - Sono é essencial para a saúde Dia Mundial do Sono 2023 - Sono é essencial para a saúde

Trata-se de uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine) que se comemora anualmente em cerca de 75 países do mundo e que chama a atenção para a importância do sono regular diário. O objetivo desta data comemorativa é celebrar o sono e diminuir os problemas relacionados com a privação do sono existentes na sociedade. A Semana do Sono acontece em todo o território nacional anualmente, o objetivo é trazer para a população informações qualificadas, novidades e as últimas pesquisas sobre o sono.

DIA MUNDIAL DA OBESIDADE: UM OUTRO JEITO DE OLHAR DIA MUNDIAL DA OBESIDADE: UM OUTRO JEITO DE OLHAR

A campanha do Dia Mundial da Obesidade deste ano, realizada em conjunto pela SBEM e Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), com o apoio da World Obesity Federation (WOF), é essencialmente sobre mudar a perspectiva. “O tema traz em si a proposta de uma visão mais atenta e empática”, acrescenta o Dr. Paulo Miranda, presidente da SBEM Nacional. “Para a nossa Sociedade, isso é muito importante. Nós, médicos e médicas especialistas em Endocrinologia e Metabologia, observamos de perto as barreiras que as pessoas com obesidade enfrentam, incluindo a dificuldade para acessar medicamentos mais eficazes. E, muitas vezes, elas nem buscam tratamento porque não se sentem acolhidas.”

Fevereiro Roxo: O que é Fibromialgia Fevereiro Roxo: O que é Fibromialgia

A campanha Fevereiro Roxo foi criada para alertar e conscientizar a população sobre três doenças que não tem cura: Alzheimer, fibromialgia e lúpus. Ao serem identificadas e tratadas no início, a progressão dos sintomas pode ser retardada. A fibromialgia (FM) é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor.

Fevereiro Roxo: O que é lúpus? Descubra os sintomas e tire as suas dúvidas Fevereiro Roxo: O que é lúpus? Descubra os sintomas e tire as suas dúvidas

No calendário das campanhas de conscientização sobre diversas condições médicas, o fevereiro roxo simboliza a compreensão e a conscientização de algumas doenças autoimunes incuráveis, entre elas está o lúpus. Essa é uma doença que não tem cura e deve ser diagnosticada o quanto antes para ser controlada e garantir o bem-estar do paciente. Como diz o lema da campanha Fevereiro Roxo: “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”. Os sintomas do lúpus são diversos e podem surgir de repente ou se desenvolver com o tempo. Por isso, é primordial saber como é essa doença, como identificá-la e quando é a hora de procurar um médico.

Semaglutida: como funciona o tratamento contra a obesidade Semaglutida: como funciona o tratamento contra a obesidade

No início do ano 2023 o tratamento da obesidade ganhou mais uma arma: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso do medicamento Wegovy (semaglutida 2,4 mg) para sobrepeso e obesidade no país. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que cerca de 20% dos brasileiros estão acima do peso, o que coloca a obesidade como um problema crônico de saúde pública. Nesse cenário, estudos realizados com Wegovy apresentaram resultados bastante promissores. No entanto, como esse medicamento age no organismo?

Dezembro Laranja - Câncer de pele: entenda sobre a doença e previna-se Dezembro Laranja - Câncer de pele: entenda sobre a doença e previna-se

No mês de dezembro é realizada a campanha Dezembro Laranja que fomenta a conscientização sobre o câncer de pele. Você tem o hábito de passar protetor solar e se expor ao sol somente nos horários adequados? Esses cuidados são essenciais para a preservação da sua saúde. Isso porque os números de câncer de pele no Brasil são alarmantes. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é o câncer mais frequente no país e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados aqui.

“Equidade já”: 01/12 – Dia Mundial da Aids “Equidade já”: 01/12 – Dia Mundial da Aids

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) anunciou “Equidade já” como tema do Dia Mundial da Aids 2022, cujos eventos de conscientização aconteceram no dia 1º de dezembro. Segundo o Unaids, a campanha deste ano é um convite para que pessoas, organizações, instituições e governos se sintam encorajados a se contrapor às desigualdades sociais que são uma barreira aos avanços para acabar com a Aids como ameaça à saúde pública até 2030. Dados do Unaids sobre a resposta global ao HIV revelam que durante os últimos dois anos, pontuados pela COVID-19 e outras crises globais, o progresso da resposta à pandemia da Aids tem falhado e os recursos têm diminuído. Como resultado, milhões de vidas estão em risco.

Dia Nacional de Combate ao Câncer: conheça 10 dicas para prevenir a doença Dia Nacional de Combate ao Câncer: conheça 10 dicas para prevenir a doença

A cada ano do triênio 2023 a 2025, o Brasil deve registrar 704 mil novos casos de câncer, de acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). As regiões Sul e Sudeste concentram cerca de 70% da incidência, de acordo com um relatório do Inca divulgado nesta semana. O tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina 10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%). Neste domingo (27), o Dia Nacional de Combate ao Câncer promove o alerta sobre a prevenção à doença. Ao menos 30% de todos os casos podem ser evitados com mudanças no estilo de vida.

“Contato Pele a Pele para o Cuidado de Bebês Prematuros”: 17/11 – Dia Mundial da Prematuridade “Contato Pele a Pele para o Cuidado de Bebês Prematuros”: 17/11 – Dia Mundial da Prematuridade

Desde 2011 o 17 de novembro é reconhecido como Dia Mundial da Prematuridade. A data tem o objetivo de dar visibilidade a este problema, sensibilizar sobre as necessidades e direitos dos bebês prematuros e das suas famílias, conscientizar sobre a importância da vivência e do cuidado de qualidade do sistema de saúde e assim avançar em políticas que garantam os direitos plenos dos bebês e das famílias. Este ano, o tema é a promoção do contato pele a pele.

“Educação para proteger o amanhã”: 14/11 – Dia Mundial e Nacional do Diabetes “Educação para proteger o amanhã”: 14/11 – Dia Mundial e Nacional do Diabetes

Acesso aos Cuidados do Diabetes é o tema da campanha para o triênio 2021-23. Em 2022, o subtema: Educação para proteger o amanhã concentra-se em destacar a necessidade de melhor acesso à educação de qualidade, para profissionais de saúde e pessoas que vivem com a doença. Neste Dia Mundial, a International Diabetes Federation (IDF) pede aos formuladores de políticas que aumentem o acesso à educação sobre diabetes como um meio para ajudar a melhorar a vida de mais de meio bilhão de pessoas que vivem com a doença em todo o mundo.

Descubra quais as principais diferenças entre gastrite, úlcera e refluxo Descubra quais as principais diferenças entre gastrite, úlcera e refluxo

Bastante desconfortável, aquela sensação de queimação no estômago pode ser comum após exagerarmos em uma refeição. No entanto, quando esse sintoma se torna frequente e intenso, é necessário ficarmos atentos à nossa saúde, já que isso pode ser um indício de alguma condição, como úlcera, gastrite e refluxo — doenças que geram muito incômodo e comprometem a sua qualidade de vida. Pelo fato de apresentarem sintomas parecidos, muitas vezes, há certa dificuldade para identificar qual problema realmente está afetando o seu organismo. Somente a partir dessa descoberta é possível realizar o tratamento adequado.

Novembro Azul – Mês de conscientização sobre a saúde do homem Novembro Azul – Mês de conscientização sobre a saúde do homem

Após o Outubro Rosa, o Novembro Azul promove a conscientização para os cuidados à saúde do homem, com destaque para a prevenção e combate ao câncer de próstata. Neste ano, a ação tem como tema “Saúde também é papo de homem”. A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro