Pílulas de Saúde

 

JUNHO VERMELHO E LARANJA: CAMPANHAS QUE SE COMPLEMENTAM JUNHO VERMELHO E LARANJA: CAMPANHAS QUE SE COMPLEMENTAM

O mês de junho é marcado por duas campanhas de conscientização que se complementam por alertar a sociedade para assuntos pertinentes. O Junho Vermelho em prol da doação de sangue, e o Junho Laranja, para conscientização da anemia e leucemia, doenças que necessitam do apoio dos doadores de sangue e medula óssea.

Dia Mundial Sem Tabaco - 31 de maio de 2021 Dia Mundial Sem Tabaco - 31 de maio de 2021

O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal.

Pandemia faz cair detecção precoce de glaucoma Pandemia faz cair detecção precoce de glaucoma

O número de exames para detecção precoce de glaucoma caiu 30% devido à diminuição da quantidade de pacientes que vão às unidades de saúde, desde que a pandemia teve início. A situação é preocupante, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), uma vez que essa é principal causa de cegueira evitável. O alerta dos oftalmologistas ocorre no mês em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, 26 de maio.

19 de maio - Dia de doação de leite humano “Aumentando a conscientização sobre a doação de leite humano” 19 de maio - Dia de doação de leite humano “Aumentando a conscientização sobre a doação de leite humano”

A quantidade e a qualidade da nutrição recebida durante os primeiros meses após o nascimento são fundamentais. O leite materno, além de conter uma combinação perfeita de macro e micronutrientes, bem como elementos bioativos, fornece também células vivas e bactérias benéficas ao intestino infantil. As vantagens da amamentação para o crescimento e desenvolvimento infantil saudáveis são amplamente conhecidas, e nenhuma outra estratégia, isoladamente, tem tamanho potencial em reduzir as desigualdades em saúde e em prevenir a mortalidade de recém-nascidos e crianças.

Maio vermelho conscientiza sobre câncer bucal Maio vermelho conscientiza sobre câncer bucal

O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua.

Principais Questões sobre Saúde Mental Perinatal Principais Questões sobre Saúde Mental Perinatal

Sistematizamos as principais questões abordadas durante Encontro com a Especialista Mariza Theme, médica, epidemiologista, pesquisadora e docente da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), realizado em 02/04/2020. Aproveitamos para lembrar que a primeira quarta feira do ,mês de maio é considerada o "Dia Mundial da Saúde Mental Materna".

Características da Síndrome dos Ovários Policísticos em Homens Características da Síndrome dos Ovários Policísticos em Homens

Algumas características da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), distúrbio endocrinológico mais comum em mulheres na idade fértil, também poderiam ser desenvolvidas nos homens. É o que aponta uma pesquisa genética, que fez parte de uma das apresentações para a imprensa internacional, na edição online do Endo 2021, congresso anual da Endocrine Society.

06/4 – Dia Mundial da Atividade Física - Quanto você precisa se exercitar para ter uma Vida Saudável? 06/4 – Dia Mundial da Atividade Física - Quanto você precisa se exercitar para ter uma Vida Saudável?

Em todo o mundo, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes (com idade entre 11 e 17 anos) não praticam atividade física suficiente. Alguns grupos populacionais têm menos oportunidades de terem uma vida mais ativa, entre eles: meninas, mulheres, pessoas idosas, com menos recursos financeiros, com deficiências e doenças crônicas, populações marginalizadas e povos indígenas.

Dia Mundial da Saúde Bucal Dia Mundial da Saúde Bucal

Dia 20 de março, dia mundial da SAÚDE BUCAL, ótimo momento para refletirmos sobre os nossos cuidados de higienização e sobre o nível de bem estar que o nosso sorriso pode gerar. Estamos há um ano dentro de um cenário inimaginável, a pandemia, e isso impactou nos cuidados relacionados à saúde bucal.

Entenda a importância do sono para o nosso organismo Entenda a importância do sono para o nosso organismo

Não é novidade ou segredo: dormir bem é essencial para conseguir realizar as tarefas diárias com disposição e vigor. Sem uma noite de sono adequada, vários aspectos podem ser prejudicados, como produtividade no trabalho e o humor. Além disso, o descanso é importante para a saúde e colabora no equilíbrio do organismo e no melhor funcionamento dele. Por isso, o tempo e a qualidade do sono são fundamentais para o bem-estar e também para a reposição de energia.

Saúde da mulher é mais do que cuidados ginecológicos Saúde da mulher é mais do que cuidados ginecológicos

No Dia Internacional da Mulher, o Blog da Saúde lembra que toda mulher tem direito ao acesso e à avaliação integral da sua saúde, com atendimento multiprofissional e olhar clínico, psicossocial e funcional para ter uma boa qualidade de vida.

Alcoolismo em mulheres Alcoolismo em mulheres

A metabolização do álcool é mais lenta nas mulheres que nos homens, por isso alcoolismo crônico em mulheres e suas consequências progridem mais rapidamente nelas.

20/02 - Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo 20/02 - Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

Saiba mais sobre a CoronaVac e a vacinação contra a Covid-19 no Brasil Saiba mais sobre a CoronaVac e a vacinação contra a Covid-19 no Brasil

O novo coronavírus, causador da COVID-19, mobilizou o mundo em torno do desenvolvimento de vacinas. Duas já foram aprovadas para uso emergencial no Brasil pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): a CoronaVac, desenvolvida em parceria pelo laboratório Sinovac e o Instituto Butantan, e a vacina de Oxford, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca e trazida ao Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Novembro Azul alerta para diagnóstico e tratamento do câncer durante a pandemia Novembro Azul alerta para diagnóstico e tratamento do câncer durante a pandemia

Neste ano em que os olhares estão voltados para a pandemia pelo novo coronavírus, muitas doenças continuam existindo e afetando a vida de milhares de brasileiros, entre elas o câncer de próstata. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente para 2020 são esperados 65.840 novos casos, porém podem não ser diagnosticados a tempo por conta do isolamento social.