Pílulas de Saúde

 

AFINAL, O QUE É O GLAUCOMA? AFINAL, O QUE É O GLAUCOMA?

O glaucoma é um problema muito falado normalmente, mas que ainda é rodeado de dúvidas, mitos e verdades. É considerado um conjunto de situações diversas e distintas que envolvem diretamente a pressão intraocular associada a uma neuropatia óptica (doença do nervo óptico).

Estresse, ansiedade e depressão se manifestam quando vivemos para agradar os outros Estresse, ansiedade e depressão se manifestam quando vivemos para agradar os outros

Definitivamente temos muitas formas de viver a vida, uma delas é entender que temos uma grande responsabilidade em relação a escrever a história de nossas vidas, sendo nós os protagonistas, considerando nossos sonhos, considerando que devemos cuidar de nós mesmos, considerando que as pessoas que pertencem ao nosso núcleo devem ter o lugar que lhes corresponde, sem lhes dar, a qualquer momento, controle sobre nossas decisões, nossas ações ou nossa vida em geral.

Aplicativos para o sono: ajudam ou atrapalham? Aplicativos para o sono: ajudam ou atrapalham?

O uso de aplicativos em smartphones e tablets é um fenômeno mundial e, seguindo essa tendência, o mercado de apps de saúde tem ganhado destaque. Diante da elevada prevalência de pessoas que sofrem com sono de má qualidade a indústria de aplicativos que alia entretenimento com cuidados do sono é crescente.

Fevereiro Roxo conscientiza sobre Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia Fevereiro Roxo conscientiza sobre Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia

Alzheimer, lúpus e fibromialgia. Apesar de serem doenças que, aparentemente, não têm muito em comum, em ao menos duas coisas elas se aproximam: as três não têm cura conhecida pela medicina, e são, todas, tema da campanha Fevereiro Roxo, criada como forma de conscientizar a população sobre essas patologias.

Um cardápio melhor para a escola Um cardápio melhor para a escola

Uma nova pesquisa resultou num ranking dos alimentos mais consumidos pelas crianças brasileiras na hora do lanche. Conclusão: eles não primam pelo alto valor nutricional.

Depressão social - O que o aumento de casos tem a dizer (e alertar) sobre nossa época? Depressão social - O que o aumento de casos tem a dizer (e alertar) sobre nossa época?

Uma sensação de desajuste perante o mundo, um vazio que preenche cada fração do tempo, uma quietude desesperadora. Um abatimento que deixa tudo sem cor, uma lentidão inconcebível, um profundo desinteresse pela vida. Pode ser só tristeza? Pode. Mas tudo isso, junto ou misturado, em diferentes níveis de intensidade, pode formar também um verdadeiro mal, segundo especialistas. Pode ser depressão, o “mal do século”. Aliás, cada vez mais é depressão.

Sociedade Brasileira de Pediatria emite alerta com cuidados na hora de comprar brinquedos Sociedade Brasileira de Pediatria emite alerta com cuidados na hora de comprar brinquedos

Para reforçar a prevenção a acidentes envolvendo brinquedos, que afetam crianças e adolescentes, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou um alerta aos pediatras para que orientem pais e responsáveis sobre cuidados a serem observados na hora das compras, em especial para o Natal. A preocupação é contribuir com a proteção da saúde, do bem-estar e da vida da população pediátrica.

Dia Mundial de Luta contra a Aids Dia Mundial de Luta contra a Aids

Há 30 anos, no dia 27 de outubro de 1988, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Cinco anos após a descoberta do vírus causador da aids, o HIV, 65,7 mil pessoas já tinham sido diagnosticadas com o vírus e 38 mil já tinham falecido. Hoje, o tratamento com medicamentos antirretrovirais pode fazer a carga viral (vírus em circulação no sangue) chegar a níveis muito baixos, indetectáveis. Atingir a carga viral indetectável é um caminho que depende de vários aspectos. A pessoa que vive com HIV deve seguir o tratamento com todos os cuidados necessários, fazendo o uso correto dos medicamentos antirretrovirais.

Intolerância à lactose: cuidados com a alimentação Intolerância à lactose: cuidados com a alimentação

Após consumir leite ou seus derivados, algumas pessoas podem sentir dor abdominal, náuseas, desconforto, diarréia e gases. Em geral, tais sintomas são percebidos como um simples mal-estar, típico de estômago sensível. Mas atenção: se o incomodo aparecer num período entre meia hora e duas horas após o consumo de laticínio, deve-se procurar auxílio médico, pois pode significar intolerância à lactose – uma rejeição do organismo ao leite e seus derivados.

Inteligência Emocional: como anda a sua? Inteligência Emocional: como anda a sua?

Por mais difícil que seja se relacionar com outras pessoas, uma vez que todas são diferentes umas das outras, agem e reagem de maneiras distintas a cada situação, é de suma importância desenvolver e ampliar a capacidade de relacionar-se.

O suicídio no mundo contemporâneo O suicídio no mundo contemporâneo

O suicídio envolve um sofrimento psíquico extremo, percebido como insuportável, em que a morte é vislumbrada como única solução para cessá-lo.

Por que as pessoas fumam? Por que as pessoas fumam?

A nicotina, presente nos derivados do tabaco é considerada uma droga por possuir propriedades psicoativas. Muitos são os fatores que levam as pessoas a experimentarem o cigarro ou outros derivados do tabaco.

Por que incluir a Espiritualidade na abordagem médica? Por que incluir a Espiritualidade na abordagem médica?

Pesquisadores em grandes centros universitários de vários países reconhecem a espiritualidade como algo inerente ao ser humano e que pode determinar de maneira inequívoca o desfecho de várias formas de adoecimento, como tem demonstrado diversos trabalhos científicos já publicados.

Conheça mitos e verdades sobre a menopausa Conheça mitos e verdades sobre a menopausa

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, somente reconhecida depois de passados 12 meses da sua ocorrência. Ao falar dos sintomas da menopausa, algumas pessoas podem encará-la como como um problema de saúde. Mas a verdade é que menopausa não é doença e também não precisa ser encarada com sofrimento.

“Amamentar é vida” “Amamentar é vida”

O leite materno é um alimento completo. Além do valor nutritivo, ele protege as crianças contra infecções, alergias, algumas doenças crônicas e cânceres infantis.