Pílulas de Saúde

 

29 de outubro - Dia Mundial da Psoríase 29 de outubro - Dia Mundial da Psoríase

O Dia Mundial da Psoríase celebra-se a 29 de outubro. Esta data visa informar a população sobre a doença e combater o estigma social, a discriminação e o isolamento dos doentes que sofrem de psoríase, uma vez que, de modo geral, as pessoas desconhecem que a doença não é contagiosa e que tem tratamento.

16/10 - Dia Mundial da Alimentação - Saiba mais sobre a gordura saturada 16/10 - Dia Mundial da Alimentação - Saiba mais sobre a gordura saturada

Celebrado em diversas partes do mundo no dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação busca refletir sobre o quadro atual da alimentação. A data está ancorada em quatro pilares: melhor nutrição, melhor produção, melhor ambiente e melhor qualidade de vida e foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.

Dia Mundial da Saúde Mental:“ Fazer da saúde mental e do bem-estar para todos uma prioridade global” Dia Mundial da Saúde Mental:“ Fazer da saúde mental e do bem-estar para todos uma prioridade global”

Em 10 de outubro de 2022 foi celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental com o tema ‘Fazer da saúde mental e do bem-estar para todos uma prioridade global’. O mundo está sofrendo os efeitos da pandemia de coronavírus, guerras, deslocamentos e emergência climática, todos com consequências para o bem-estar dos cidadãos do mundo. A pandemia de Covid 19 mostrou que nenhuma nação estava preparada para a crise de saúde mental a ela associada e aos efeitos da Covid prolongada. É preciso um novo pacto para a saúde mental, pois o estigma e a discriminação continuam sendo uma barreira à inclusão social e ao acesso aos cuidados adequados. O Dia Mundial da Saúde Mental é lembrado todos os anos com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o problema em todo o mundo e mobilizar esforços para apoiar aqueles que enfrentam transtornos mentais. Todo ano, desde 2013, a Organização Mundial da Saúde (OMS) organiza uma campanha global para destacá-lo.

Outubro Rosa Outubro Rosa

O mês de outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Como gerir os cuidados de pessoas com problemas mentais sem adoecer Como gerir os cuidados de pessoas com problemas mentais sem adoecer

Nessa matéria com o Neurologista Dr. Ivan Okamoto, o Vida Saudável traz dicas para você que é cuidador de pessoas com doenças mentais, sobretudo o Alzheimer. É fato que cuidadores de pacientes com Alzheimer podem atingir um alto nível de estresse, aumentando a carga de cortisol (principal hormônio relacionado ao estresse) no organismo, ocasionando doenças que podem prejudicar a sua saúde física e mental. O propósito dessa matéria é ajudar você, que é cuidador, a criar um estilo de vida mais saudável, a partir da redução de sintomas de exaustão para melhorar o seu bem-estar e permitir uma vida com lazer e tranquilidade, sem a sensação de culpa. Neste sentido, o Dr. Ivan apresenta dicas bastante importantes para lidar com todas as fases do tratamento dessa doença, assim como promover mais saúde.

Importância do ciclo vacinal completo contra a Covid-19 Importância do ciclo vacinal completo contra a Covid-19

Depois de uma temporada de incertezas seguida da esperança pela imunização contra o novo coronavírus, os brasileiros puderam se vacinar a partir de 2021. Porém, nem todas as pessoas seguiram tomando as doses necessárias para que se mantenham protegidas dos sintomas mais graves da doença. O ciclo vacinal completo para Covid-19 é crucial para erradicação da doença no país e no mundo. Por falta de informação ou receio de sofrer reações adversas, muitas pessoas não voltam para tomar as demais doses necessárias. Além de o indivíduo se colocar em risco, já que não está com a proteção ideal, isso também contribui para que o vírus continue circulando.

Setembro Amarelo: "A vida é a melhor escolha" Setembro Amarelo: "A vida é a melhor escolha"

A Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP dá início ao Setembro Amarelo®, a maior campanha anti estigma do mundo, e que tem o objetivo de prevenir e reduzir os casos de suicídio. A iniciativa acontece no Brasil desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina - CFM, e neste ano terá o mote "A vida é a melhor escolha!". A campanha acontece durante todo o mês, mas o dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Não se deixe enganar pelas novidades. Dispositivos eletrônicos para fumar também matam. Não se deixe enganar pelas novidades. Dispositivos eletrônicos para fumar também matam.

Os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) são sistemas que aquecem um líquido para criar aerossóis que são inalados pelo usuário. Funcionam usando uma bateria e possuem diferentes formatos e mecanismos. Os cigarros eletrônicos possuem "e-líquidos" que, em sua maioria, contêm aditivos com sabores, inúmeras substâncias tóxicas, e nicotina que é a droga que causa dependência. Dispositivos eletrônicos para fumar, como o cigarro eletrônico, contêm substâncias tóxicas que causam câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares. Nenhum Dispositivo Eletrônico para Fumar é seguro.

Síndrome de Burnout: quais as causas e sintomas mais comuns? Síndrome de Burnout: quais as causas e sintomas mais comuns?

Estamos cada vez mais cansados. De acordo com levantamentos feitos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial relatam sofrer com estresse em seu dia a dia. A longo prazo, esse problema pode gerar questões como ansiedade, depressão e várias outras doenças. Nesse contexto, também há a Síndrome de Burnout, um conjunto de alterações que começam e terminam no estresse. Ela está relacionada à estafa gerada pela necessidade de realização de atividades, como o trabalho e o estudo.

Agosto Dourado: mês marca o incentivo ao aleitamento materno Agosto Dourado: mês marca o incentivo ao aleitamento materno

Essencial para a sobrevivência, a nutrição e o desenvolvimento nos primeiros meses de vida e no início da infância, o leite materno é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “alimento de ouro” para os bebês. Para conscientizar a população sobre a importância da amamentação, o Agosto Dourado marca a campanha mundial de incentivo ao aleitamento materno.

28/7 – Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais 28/7 – Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais

As hepatites virais B e C afetam 325 milhões de pessoas no mundo, causando 1,4 milhão mortes por ano. É a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas depois da tuberculose, e 9 vezes mais pessoas são infectadas com hepatite do que com o HIV. A hepatite é evitável, tratável e, no caso da hepatite C, curável. No entanto, mais de 80% das pessoas que vivem com hepatite carecem de serviços de prevenção, testagem e tratamento. O Dia Mundial das Hepatites Virais foi criado em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a Lei nº 13.802/2019, instituiu o Julho Amarelo, a ser realizado a cada ano em todo o território nacional, no mês de julho, quando são efetivadas ações relacionadas à luta contra as hepatites virais.

É normal sentir cãibra na perna? Veja as causas e como prevenir! É normal sentir cãibra na perna? Veja as causas e como prevenir!

Durante ou depois de praticar atividades físicas, você sentiu uma contração muscular rápida e dor intensa na panturrilha? Esses são os dois principais sintomas da cãibra na perna, que costuma aparecer de forma súbita, além de ser bastante desagradável. Quem nunca passou por essa situação? Entender quando ela acontece e com qual frequência é fundamental para saber se sentir cãibra é normal ou trata-se de um problema que merece atenção. Apesar de ser muito comum em atletas que praticam esportes de forma mais intensa, as cãibras podem acontecer com qualquer pessoa. O lado positivo é que, com algumas dicas simples e hábitos mais saudáveis, é possível evitá-las.

01/7 – Dia da Vacina Contra a Tuberculose (BCG) 01/7 – Dia da Vacina Contra a Tuberculose (BCG)

A vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) foi criada em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin. Protege contra as formas graves da tuberculose, doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que atinge principalmente os pulmões e, se não tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios, emagrecimento, fraqueza e até levar à morte. A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala. Os principais sintomas são febre ao final do dia, tosse, fraqueza, cansaço e perda de peso. Até os dias atuais, a vacina é o único tipo de imunização contra a doença e deve ser tomada em dose única, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ou até quatro anos de idade, se a criança nunca tiver sido vacinada. Prevenção: Para prevenir a tuberculose é necessário, além da vacinação, que os contatos de pessoas com a doença sejam avaliados a fim de identificar a infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis, o que possibilita prevenir o desenvolvimento de tuberculose ativa, por meio do tratamento para prevenir o adoecimento. Neste caso, é necessário procurar uma unidade de saúde para avaliação. É importante, ainda, como medida de prevenção, manter os ambientes bem ventilados e com entrada da luz solar.

26/6 – Dia Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas 26/6 – Dia Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas

Em 1987 a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 26 de junho como o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Esta data foi criada para conscientizar a população global sobre essa temática, enfatizando a necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas, além de planejar ações de combate à dependência química e o tráfico de drogas. Atualmente o uso e abuso de álcool e outras drogas constituem um dos mais importantes problemas de saúde pública no mundo, considerando-se a magnitude e a diversidade de aspectos envolvidos.

Dia Mundial do Doador de Sangue Dia Mundial do Doador de Sangue

Você sabia que dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue? Esta data foi criada com o objetivo não só de homenagear todos os doadores de sangue, mas também de conscientizar não-doadores sobre a importância desse ato que é responsável por salvar milhares de vidas. A data do Dia Mundial do Doador de Sangue foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2014. A data escolhida, 14 de junho, é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, um imunologista austríaco de 1868 que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos. Com essa descoberta, Landsteiner explicou por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não. Em 1930 recebeu o Nobel de Fisiologia ou Medicina por este trabalho.

Como a espiritualidade pode influenciar a saúde das pessoas? Como a espiritualidade pode influenciar a saúde das pessoas?

O encontro clínico é um momento único, onde duas singularidades se expõem: profissional e pessoa. Na consulta, como costumamos chamar, são colocadas queixas, problemas, fragilidades e angústias perante à vida: questões relacionadas a doenças do corpo, transtornos mentais, problemas sociais e, por último, mas não menos importante, sofrimentos de cunho religioso e/ou espiritual

Cigarro e Saúde Emocional Cigarro e Saúde Emocional

Além da dependência química, suas emoções podem estar por trás do hábito de fumar. A lista de riscos que o cigarro oferece a saúde parece não ter fim. Além disso, ele tem um cheiro marcante e uma fumaça que incomoda, mesmo assim ainda existe muita gente que começa ou continua a fumar: de acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2018, 9,3% dos brasileiros com 18 anos ou mais são fumantes.

26/5: Dia Nacional de Combate ao Glaucoma 26/5: Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Dia 26 de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, criado com o intuito de conscientizar e alertar sobre a doença. Com a finalidade de não levar o paciente a cegueira total, são realizadas campanhas para mostrar a necessidade do diagnóstico precoce e de um tratamento adequado

Dia Mundial da Hipertensão Dia Mundial da Hipertensão

As Doenças Cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte nas Américas, e a Hipertensão Arterial (HA) é responsável por mais de 50% das DCV. Infelizmente, mais de um quarto das mulheres adultas e quatro em cada dez homens adultos têm hipertensão no continente americano, e tanto o diagnóstico, quanto o tratamento e o controle têm sido ineficazes. Apenas alguns países apresentam uma taxa de controle da hipertensão populacional superior a 50%.

Dia Mundial do Lúpus busca conscientizar a população Dia Mundial do Lúpus busca conscientizar a população

O Dia Mundial do Lúpus, 10 de maio, é muito importante para a conscientização sobre o lúpus e a atenção para pessoa com lúpus. Trata-se de uma oportunidade para falar sobre o impacto biopsicossocial da doença nas pessoas com lúpus e seus familiares, debater acerca da necessidade de melhoria nos serviços de saúde para o diagnóstico e tratamento precoces, além de intensificar a discussão de estudos científicos sobre a sua real frequência, suas causas, tratamento e obter financiamento para melhor compreensão desta doença que atinge mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, reumatologista Dr. Ricardo Xavier, estudo realizado na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte no Brasil, mostrou incidência da doença de 8,7 / 100.000 habitantes, que atinge, não apenas, mas principalmente mulheres, entre 15 e 45 anos de idade. “Uma mulher em cada 1.700 brasileiras é portadora de Lúpus”, afirma ele.

Assédio moral pode afetar a saúde mental do profissional Assédio moral pode afetar a saúde mental do profissional

Especialista explica como ocorre o assédio moral, um crime que afeta a saúde física e mental da vítima. Em 2020, o Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu 4.826 denúncias de assédio moral no país. Uma pesquisa feita por um site de vagas registrou que 52% dos entrevistados alegam ter sofrido algum tipo de assédio moral no meio corporativo. No entanto, 87,5% não denunciam o assédio. Os motivos são inúmeros: vergonha, medo que a culpa recaia sobre a vítima e, principalmente, medo de perder o emprego.

Psicofobia - Seu preconceito causa sofrimento Psicofobia - Seu preconceito causa sofrimento

Desde 2014, a Psicofobia é uma campanha fixa da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, que tem o intuito de combater o estigma e o preconceito contra os padecentes de doenças mentais.

Lugar de autista é em todo lugar! Lugar de autista é em todo lugar!

02/4 – Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo A data, estabelecida em 2.007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno. Campanha Nacional 2022 para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo apresentou o tema " Lugar de Autista é em todo lugar"

“Epilepsia sem preconceito”: Dia Mundial de Conscientização Sobre a Epilepsia “Epilepsia sem preconceito”: Dia Mundial de Conscientização Sobre a Epilepsia

Em 26 de março, anualmente, as pessoas ao redor do mundo são convidadas a usar a cor roxa – é um dia de esforço internacional dedicado ao aumento da conscientização sobre a epilepsia. O Purple Day (Dia Roxo) foi criado em 2.008, por Cassidy Megan, uma criança canadense com nove anos de idade na época. Com a ajuda da Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS), Cassydi escolheu a cor roxa para representar a epilepsia, por achar que a flor de lavanda, frequentemente associada com a solidão, representava os sentimentos de isolamento que muitas pessoas com epilepsia sentem.

Dia Internacional da Síndrome de Down: entenda a origem e a importância desta data! Dia Internacional da Síndrome de Down: entenda a origem e a importância desta data!

Conscientização, respeito e inclusão são considerados os pilares básicos para a convivência saudável de pessoas com Síndrome de Down em uma sociedade. Nesse sentido, foi criado o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), cuja finalidade é promover um debate público sobre essa condição genética para conscientizar familiares e cidadãos em geral sobre a importância de incluir e respeitar todas as pessoas.

Dia Mundial do Sono 2022: Sono de Qualidade, Mente Sã, Mundo Feliz Dia Mundial do Sono 2022: Sono de Qualidade, Mente Sã, Mundo Feliz

O 18 de março, Dia Mundial do Sono 2022, é uma iniciativa da World Sleep Foundation, representada no Brasil pela ABS, Associação Brasileira do Sono. Ele ressalta a importância de dormir bem para a manutenção da saúde mental e, por sua vez, a importância da saúde mental para o equilíbrio da sociedade. Por que Dia Mundial do Sono? O Dia Mundial do Sono é um evento anual em data móvel, sempre na última sexta-feira antes do equinócio, o de outono para o hemisfério sul e o de primavera para o hemisfério norte. A ideia da World Sleep Foundation é que a data sirva para celebrar a importância do sono e chamar a atenção para algum problema que tenha relação direta com o sono, desde a saúde até aspectos sociais ou educacionais. Como dormir bem muitas vezes passa batido até mesmo por médicos e profissionais da área da saúde em geral, o Dia Mundial do Sono serve como lembrete de que essa deveria ser uma preocupação diária de todas as pessoas.

Dia Mundial da Obesidade Dia Mundial da Obesidade

“Obesidade: Conhecimento, cuidado e respeito!” é o tema da campanha do Dia Mundial da Obesidade de 2022 desenvolvida pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Com o tema “Obesidade: conhecimento, cuidado e respeito!”, o foco é a ampliação do conhecimento sobre a obesidade, o caminho para redução do preconceito e a melhora do cuidado das pessoas. O Dia Mundial da Obesidade acontece no dia 4/03. A obesidade vai muito além do “comer menos e exercite-se mais””.

Fevereiro Laranja: quais são os sintomas da leucemia e como tratá-la Fevereiro Laranja: quais são os sintomas da leucemia e como tratá-la

Quando há uma produção exagerada das células brancas tumorais (glóbulos brancos ou leucócitos) na medula óssea, a formação das outras células sanguíneas (glóbulos vermelhos/hemácias/eritrócitos e plaquetas) acaba prejudicada. Como consequência, a pessoa pode desenvolver quadros de anemia (deficiência da hemogloblina), plaquetopenia (baixa quantidade de plaquetas, responsáveis pela coagulação sanguínea) e a chamada leucemia. A leucemia é uma doença hematológica (do sangue) maligna que surge a partir de uma mutação genética, e se divide em duas linhagens, de acordo com o tipo de glóbulo branco que é acometido: mieloide e linfoide. A doença também se diferencia entre as versões crônica e aguda. No primeiro caso, os glóbulos brancos que se reproduzem de forma anômala são maduros e funcionais; e, no segundo, são imaturos (blastos) e não funcionais.