Água em excesso também pode fazer mal à saúde
Água nunca é demais. Caso você acredite que o consumo em excesso do líquido não é prejudicial à saúde, cuidado!
Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.
Parece estranho? Mas os sintomas deste tipo de intoxicação incluem dores de cabeça, fadiga, náusea, vômito, desorientação mental e até parada cardíaca. A hiponatremia ocorre quando os rins, que controlam a quantidade de água, sais e outras substâncias em nosso organismo, não conseguem liberá-las e “encharcam” o sangue. A água é atraída por regiões onde a concentração de sais é maior e entra nas células.
“É muito difícil um individuo normal que não usa medicação desenvolver a hiponatremia só bebendo água”, explica o nefrologista Virgílio Gonçalves Pereira Jr., do Einstein. “Isso ocorre na potomania, quando o paciente bebe mais de20 litrospor dia. Outra situação mais frequente são as provas de maratona. A pessoa faz a hidratação só com água e como perdemos muito sal na sudorese a hiponatremia pode acontecer.”
O problema pode estar relacionado, além do consumo em excesso da água, a alterações hormonais (hormônio antidiurético) e ao uso de medicações. A regulação da ingestão hídrica é mediada pelo ADH – o hormônio antidiurético. Quando sentimos sede, a ingestão de líquidos é capaz de saciá-la.
“O controle da natremia (controle do sódio) é muito bem feito pelo organismo entre a sede e a eliminação de água livre na urina feitos pelo ADH e rim, mas pode ser corrompido por medicamentos (alguns antidepressivos, diuréticos) de uso muito comum”, afirma o médico.
No entanto, os problemas citados e a potomania, uma doença psicogênica, podem sinalizar erroneamente ao nosso organismo que a quantidade de líquido ingerida não foi ou é capaz de “matar” a sede.
Dose certa
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a quantidade ideal para o consumo diário de água é de2,5 litrospara um homem de70 kge2,2 litrospara uma mulher de58 kg.
De acordo com o dr. Pereira Jr., “basta respeitar sua sede e saciá-la”. Observar a cor de sua urina também é um ótimo indício do consumo corretou ou não de água. “Se estiver amarelo forte ou alaranjada, deve estar concentrada. Portanto falta água.”
O rim saudável é capaz de filtrar entre 800 ml e um litro de água em uma hora. Quantidades superiores a três ou quatro litros por hora podem aumentar o risco de hiponatremia.
Água: funções em nosso organismo
- transporte de nutrientes e detritos celulares, que resultam dos processos metabólicos;
- transporte de hormônios, enzimas e células sanguíneas;
- solvente e meio de suspensão. Ajuda a dissolver substâncias, promovem reações químicas etc;
- ajuda a eliminar toxinas através da urina;
- lubrifica articulações;
- ajuda a regular a temperatura do nosso organismo;
- essencial para todos os processos fisiológicos: digestão, absorção, assimilação e excreção.
Fonte: Site do Hospital Albert Einstein
Virgílio Gonçalves Pereira Jr., nefrologista do Einstein
Publicado em: 09/01/2017