Ansiedade: o mal do Século!

A ansiedade é um problema que atinge crianças, jovens e adultos e está se tornando um problema sério com grande impacto no dia a dia das pessoas. Nesta quarta-feira, 19/4, às 16h, na sala 3 da Amagis, será realizada a palestra “Penso, logo me preocupo - Técnicas para gerenciar a ansiedade”, ministrada pela psicóloga do Núcleo Psicossocial Institucional - NPI, Kátia Lima. A palestra marcará o lançamento da página do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do TJDFT – Pró-Vida. Para participar da palestra, os interessados devem se inscrever pelo e-mail: sesa.cam@tjdft.jus.br .
por Pró-Vida — publicado 2017-04-18T18:10:00-03:00

 

Vivemos a Era da Ansiedade.

O número de pessoas diagnosticadas com algum transtorno de ansiedade já esta maior do que o de pessoas que sofrem de depressão. 

A verdade é que ansiedade é coisa seria, causando grande impacto na vida das pessoas que se descobrem, por vezes incapazes de trabalhar de modo eficaz, ter uma vida social plena, viajar ou ate mesmo, ter relações estáveis.

Quem sofre de ansiedade tem maior probabilidade de ficar clinicamente deprimido, pode também se envolver mais facilmente com o uso de substancias, como álcool, por exemplo.

Para alem de tudo isso, os transtornos de ansiedade têm sido associados a problemas cardíacos, gastrointestinais, respiratórios, diabetes, asma, artrite, problemas de pele, dentre outros.

Segundo o DSM-5 (Manual Diagnostico e Estatístico de Transtornos Mentais) os transtornos de ansiedade compartilham de características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionadas. Medo é a resposta emocional a ameaça iminente real ou percebida, enquanto a ansiedade é a antecipação de ameaça futura, sendo permeada de preocupações.

A boa noticia de tudo vem agora: A ansiedade pode ser tratada!

A ansiedade tem uma boa resposta com a associação entre medicação e psicoterapia. O tempo de duração do tratamento dependerá do tipo de ansiedade e da intensidade dos sintomas, portanto é importantíssimo procurar ajuda o quanto antes, caso haja sintomas de ansiedade.

No Tribunal de Justiça, a Secretaria de Saúde tem em seu quadro de servidores psiquiatras e psicólogos habilitados para tratamento e orientação da ansiedade. Para alem disso, o Pro-saude dispões de bons profissionais credenciados no plano para atendimento a servidores e dependentes.

Procure ajuda!

 

Autora: Kátia de Lima – Psicóloga do Núcleo Psicossocial Institucional