COMO ACALMAR EM TEMPO DE QUARENTENA COM  O USO DE ÓLEOS ESSENCIAIS (OEs):

São muitos os aromas que podem ajudar a enfrentar os sentimentos negativos que as notícias sobre o novo coronavírus podem trazer.
por pro vida — publicado 2020-04-28T16:16:57-03:00

 

    Óleos e ervas frescas auxiliam na concentração e controle do estresse em tempos de isolamento social. A exemplo temos Lavanda para acalmar, Alecrim para energizar, Laranja doce para trazer alegria e etc... São muitos os aromas que podem ajudar enfrentar os sentimentos negativos que as notícias sobre o novo coronavírus podem trazer. Estamos vivendo uma situação de crise que tem aumentado a insegurança e o medo. 

    Os efeitos de OEs extraídos de plantas aromáticas utilizados na aromaterapia produzem efeito fisiológico que ameniza os problemas físicos e emocionais. Pelo olfato, trabalham diretamente com o sistema límbico do cérebro, que é responsável pelas emoções, trazendo efeitos mais rápidos. Só que a percepção de resultados vai depender da percepção  de cada pessoa e também ela terá que perceber aquilo que precisa focar (por exemplo: preciso de um OE para que? diminuir a ansiedade, relaxar, concentrar, ter um momento de introspecção?).  

    Eles podem ser utilizados de várias formas: num colarzinho aromático, pingando duas a três gotinhas; no difusor de ambiente, além de pingar algumas gotas colocar um pouquinho de água evitando que o óleo evapore rapidamente já que o óleo essencial é volátil. Na massagem. A planta dos pés é uma ótima entrada para o OE. Misturado num pouquinho de óleo vegetal (10ml por exemplo). Óleos como de coco, jojoba, abacate e algumas gotinhas de óleo essencial 3-4gtas e massagear os pés. Se tiver uma banheira pode pingar também numa colher de sobremesa com um pouquinho de óleo vegetal e 3 gotas  de OE a seu aroma preferido e colocar na banheira. Essas são algumas dicas que você pode estar usando os óleos essenciais para lhe ajudar nesse momento em que ficamos em casa. Para encerrar darei uma fórmula simples para aumentar a imunidade que você poderá fazer. Compre numa farmácia que tenha produtos naturais óleo de girassol e colocar num vidrinho 15ml desse óleo e 2 gotas  de tomilho, 2 gotas de tea tree (melaleuca) e 2 gotas de alecrim do campo. O vidrinho deve estar bem fechado e se for de  cor clara, envolva-o num papel alumínio para que não pegue claridade. E toda vez que for usar, balance o vidrinho. Modo de usar: pingar uma gota no cotonete e usar dentro da narina. Um lado do cotonete usa-se numa narina e o outro lado na outra narina, três vezes ao dia. A narina ficará bem hidratada e os OEs estarão melhorando sua imunidade. Deixo meu abraço e não se esqueçam: Tudo passa... 

 

Vanessa Mesquita 

CAM