Como desintoxicar o organismo depois dos excessos do final de ano

Depois dos excessos das festas de final de ano, muitas pessoas decidem fazer dietas no inicio de janeiro para desintoxicar o organismo. São as chamadas Dietas de Desintoxicação ou Dietas Detox. Mas para obter resultados positivos sem prejudicar a saúde é preciso procurar orientação de um especialista.
por Pró-Vida — publicado 2019-05-29T16:10:27-03:00
 É o que alerta o coordenador geral de Nutrição e Alimentação do Ministério da Saúde, Eduardo Fernandes. 
"Nós orientamos que o ideal é consultar de fato um nutricionista, porque tem muita dieta detox que limita a questão do consumo de carnes e a pessoa pode desenvolver carência de certos nutrientes e alguns grupos de vitaminas e tudo mais. Então, existe um risco associado a isso, principalmente quando se trabalha em um ambiente de substituição de todas as alimentações por um determinado tipo de alimento que não vai ser capaz de suprir todas as necessidades. O grande risco é cair em uma dieta que não supra a sua necessidade de nutrientes, porque o que se preconiza é uma dieta saudável como um todo e com a orientação do profissional vai ser mais fácil para as pessoas terem toda a diversidade que é necessária para uma dieta saudável."
 
A nutricionista do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Sueli Oliveira, dá dicas para aqueles que pretendem desintoxicar o organismo dos excessos do final do ano. "Se a gente já está passando por uma recuperação de ter comido um pouco em excesso, muita gordura, muita fritura, normalmente no final do ano, então, é bom que a gente procure comer alimentos mais naturais nesse período após as festas para poder ajudar o organismo a eliminar esse excesso de alimentos ruins. Priorizar alimentação à base de verduras, legumes, frutas, especialmente com casca. Aproveitar integralmente os alimentos. Mas para recuperar de uma maneira geral, bastante líquido, principalmente líquidos naturais: água de coco, sucos. Não é porque você vai consumir suco de fruta e alguma coisa mais natural, que vai ajudar a emagrecer. Na verdade é um conjunto de atitudes. A pessoa tem que ter muito cuidado na hora de optar por fazer esse tipo de dieta e sempre procurar uma orientação de nutricionista."
 
Para saber mais sobre alimentação saudável basta acessar o Guia Alimentar para a População Brasileira, disponível na página do Ministério da Saúde. 
Fonte: Diane Lourenço/ Agência Saúde
http://www.blog.saude.gov.br/ndy47p