Como manter a higiene na cozinha
Por mais limpa e organizada que pareça, a nossa cozinha oferece alguns perigos à saúde. Alimentos e utensílios domésticos podem estar contaminados com bactérias, por exemplo, e nossas mãos podem ser transmissoras de doenças.
De acordo com o médico infectologista do Einstein, dr. Jacyr Pasternak “o melhor meio de evitar contaminações na cozinha é a lavagem correta das mãos antes de manusear qualquer alimento”.
O segundo método é tomar cuidado com os alimentos: principalmente não deixá-los em temperatura ambiente, onde as bactérias proliferam. “Comida não é e nem pode ser estéril, mas não pode ter grandes populações bacterianas. Maionese é clássico: se tirar da geladeira e deixar na temperatura ambiente, estafilococos proliferam e pode levar o consumidor a ter diarreia. Então não é só carne, mas outros alimentos precisam ser mantidos refrigerados, até servir”, afirma Pasternak.
A nutricionista do Einstein, Beatriz Giachetto Santana, separou algumas dicas de como devemos agir para manter a higiene com alimentos e na cozinha:
Como higienizar a tábua de carne?
As tábuas de corte são mais propensas à proliferação bacteriana. Facas e garfos, utensílios pontiagudos, podem gerar com o tempo ranhuras e fissuras na superfície possibilitando o acúmulo de água e resíduos de alimento, favorecendo o desenvolvimento de microrganismos.
Como higienizar as tábuas para corte de carne:
- Higienizar as mãos;
- Remova resíduos da tábua;
- Utilize uma esponja com detergente neutro, esfregue todas as partes da tábua;
- Enxague-a em água corrente até remover todo o sabão;
- Depois de lavar a tábua coloque em solução clorada (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água ou hipoclorito de sódio seguindo as informações descritas no rótulo pelo fabricante) e deixe agir por aproximadamente 15 minutos;
- Retire do remolho e a coloque de pé até escorrer todo excesso da água e secar naturalmente ou utilize um papel toalha;
- Guarde em local seco e arejado.
Dicas importantes!
- Lave a tábua assim que terminar de utilizar e também a cada troca de grupo de alimentos;
- Para manter uma maior segurança alimentar utilize uma tábua para cada grupo de alimento. Em algumas cozinhas industriais e restaurantes as tabuas são diferenciadas por cor para facilitar a identificação;
- Tábuas muito arranhadas, danificadas e com fissuras devem ser trocadas conforme a frequência de uso para evitar a contaminação e proliferação bacteriana;
- As esponjas utilizadas para lavar os utensílios de cozinha jamais devem ser armazenadas em um recipiente com água e sabão, pois pode conter resíduos de alimentos contribuindo para a contaminação microbiana.
É correto lavar as carnes? Carne, frango...
Carnes não devem ser lavadas antes do preparo. Além da perda de nutrientes durante o processo, aumentamos o risco de uma contaminação durante o processo de manipulação do alimento.
Vale lembrar que quanto maior a umidade presente no alimento, maior o risco de desenvolvimento de microrganismos, principalmente quanto mantido em temperatura ambiente.
No caso das carnes, durante o processo de preparo e cocção, quando respeitado os critérios de tempo e temperatura, é possível evitar a proliferação de microrganismos.
Como higienizar e armazenas os alimentos? Frutas, legumes e vegetais.
Para garantir a segurança alimentar devemos ter bastante atenção no momento da escolha dos alimentos. Além disso, é de extrema importância realizar o processo de higienização das frutas, verduras e legumes.
Algumas dicas de como fazer esse processo:
- Selecione as frutas, verduras e legumes removendo as partes estragadas ou machucas;
- Lave-as em água corrente removendo toda a sujeira e resíduos aparentes. Vale ressaltar que todas as frutas, verduras e legumes devem ser lavados individualmente;
- Em uma tigela acrescente água e hipoclorito de sódio ou água sanitária. Se optar pela água sanitária siga a proporção de: a cada 1 litro de água, utilizar 1 colher de sopa de água sanitária e no caso do hipoclorito de sódio deve seguir as informações descritas no rótulo pelo fabricante;
- Acrescente dentro da água clorada as frutas, verduras e legumes e deixe agir por aproximadamente 15 minutos;
- Retire as frutas, verduras e legumes da água clorada e remova o excesso de água;
- Após secar as frutas, verduras e legumes caso não as consuma imediatamente, armazene em potes tampados dentro da geladeira para evitar a umidade e aumentar a vida útil desse alimento.
Pano de prato pode conter germes e bactérias de diversos utensílios utilizados?
Os panos de prato podem apresentar grande risco de contaminação de microrganismo quando utilizados úmidos e em diversas tarefas.
Qual a melhor maneira de higienizar as louças?
Para secar a louça podemos optar pelo papel toalha ou seguir algumas regras para utilizar o pano de prato de forma segura:
- Utilizar panos limpos e que tenham passado por um processo térmico, no caso, o uso do ferro de passar roupa, pois essa ação elimina o risco de bactérias e retira a umidade do pano;
- Realizar a troca desse pano diariamente ou quando apresentar um excesso de umidade;
- Caso não utilize o pano de prato, opte por deixar a louça em um escorredor secando naturalmente.
Passo a passo para lavar a louça corretamente.
- Remova os resíduos de alimentos;
- Utilize um detergente e uma esponja;
- Esfregue os utensílios garantindo que todos os resíduos e gordura foram retirados e enxague em água corrente;
- Deixe a louça escorrer e secar naturalmente ou a seque com papel toalha ou pano limpo, seco e exclusivo para louça;
- Armazene a louça em local, limpo, seco e arejado.
Atenção! De acordo com o dr. Jacyr Pasternak, utensílios e louça devem ser guardados sempre secos: úmidos as bactérias podem proliferar.
Como higienizar os utensílios (garrafa de inox e alumínio)?
As garrafas devem ser higienizadas conforme o uso. Para lavá-las utilize detergente neutro e uma escova apropriada para esfregar o lado interno da garrafa.
Deixe as garrafas sem as tampas para possibilidade de escoamento da água e secagem natural do lado interno da mesma.
Duas vezes por mês ou quando houver a necessidade, aplique o hipoclorito de sódio (seguindo as informações descritas no rótulo pelo fabricante) ou solução clorada (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água) e deixe agir por aproximadamente 15 minutos.
Fonte: site do Hospital Albert Einstein