Dia Mundial da Saúde Bucal

Dia 20 de março, dia mundial da SAÚDE BUCAL, ótimo momento para refletirmos sobre os nossos cuidados de higienização e sobre o nível de bem estar que o nosso sorriso pode gerar. Estamos há um ano dentro de um cenário inimaginável, a pandemia, e isso impactou nos cuidados relacionados à saúde bucal.
por Pró-Vida — publicado 2021-03-23T14:51:03-03:00

Neste período, muitas pessoas tiveram sua rotina completamente alterada e ficaram com medo de manter os cuidados médicos e odontológicos. Percebemos aumento da ingestão de alimentos açucarados e ácidos, inflamações da gengiva, diminuição da frequência de escovação dos dentes, hipersensibilidade, aumento de fraturas dentárias, dores dos músculos da face e da articulação da boca. A demora em buscar tratamento pode desencadear uma avalanche de problemas. Pode tornar o que era simples em algo complexo.

  O cuidado odontológico é ESSENCIAL para manutenção da sua saúde geral. Um exemplo disso: as bactérias presentes em processos infecciosos na boca podem alcançar a corrente sanguínea e provocar alterações em outros órgãos. No coração, além da endocardite bacteriana, elas estão relacionadas à hipertensão, infarto, aterosclerose e acidente vascular cerebral (AVC).

  Queremos reforçar que esse período de pandemia demonstrou, segundo o Conselho Federal de Odontologia, menor índice de contaminação por COVID pelos dentistas em relação a outras profissões de saúde. Isso demonstra que nossos cuidados usuais de biossegurança são fundamentais para a proteção da equipe e dos nossos pacientes.

  Não deixe sentir dor ou ter um dente fraturado para marcar uma consulta. O cuidado preventivo REGULAR é o que almejamos aos nossos pacientes. E, claro, uma experiência odontológica de autocuidado sem traumas.

Autora: Dra Elaine Maia - Odontóloga da SUDON/TJDFT